Paraíba recebe oficinas da Funarte no “Cena em Construção”

Arte: Programação Visual Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, com o apoio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc/Governo do Estado da Paraíba, realiza, nos períodos de 3 a 7 e de 9 a 13 de novembro, o primeiro ciclo de oficinas do Cena em Construção – Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas – 2015, em João Pessoa e em Campina Grande. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

O novo programa na área de formação da Funarte levará oficinas a dez estados das cinco regiões brasileiras, em cinco campos, relacionados à composição da cena: iluminação; montagem cênica; caracterização; som; e novas mídias.

De 3 a 7 de novembro, serão realizadas aulas nas duas cidades paraibanas; de 9 a 13 de novembro, somente em João Pessoa. Na capital, elas podem ser realizadas de 19 a 28 de outubro (apenas presencialmente) no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho (onde também ocorrerão as oficinas), na Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC). Já em Campina Grande, o prazo é de 19 a 30/10 – através do e-mail cinesaojose.funesc@gmail.com, ou presencialmente, no Cine Teatro São José, onde as aulas serão ministradas.

As atividades do circuito João Pessoa serão: a Oficina de maquiagem, ministrada por Luiz Santana (BA); a Oficina de composição de trilha sonora, por Jarbas Bittencourt (BA); a Oficina de criação de figurino 1, com a instrutora Ruth Aragão (CE). Em Campina Grande, haverá a Oficina de criação de vídeo – “video mapping”, realizada por Dimitri Lomonaco (CE).

Sobre o Cena em Construção

O programa Cena em Construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. Realizada pelo Setor de Formação, Pesquisa e Memória do Ceacen, a ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. Serão 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente.

Os eixos temáticos

O Cena em Construção Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015 é dividido em quatro eixos temáticos, a saber:

1. Montagem cênica – inclui: Cenografia; Oficina de segurança em montagem de palco; Cenotécnica e contrarregragem; Direção de palco; e Montagem cênica.

2. Som e novas mídias – inclui: Montagem e operação de som; Composição de trilha sonora para espetáculo cênico; Criação de vídeo para espetáculo cênico; e Montagem e operação de vídeo para espetáculo cênico.

3. Iluminação – inclui: Montagem e operação de luz; Criação de luz 1 e 2; e Outras estratégias de iluminação para cena.

4. Caracterização – inclui: Criação de figurino 1 e 2; Maquiagem; e Criação de adereços

Os objetivos do programa

No Cena em Construção, a expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 10 cidades visitadas. Seu objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Fundação pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho. Por meio do Cena em Construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas. O programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, com vistas ao seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica – além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação.

Parcerias e oficinas em outras cidades

A Funarte realiza o Cena em Construção em parceria com secretarias e fundações municipais e estaduais de cultura, universidades e o Serviço Social do Comércio (SESC). Outros municípios alcançados pela iniciativa, em outubro são: Vitória e Vila Velha (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR). De 3 a 7 e de 23 a 27 de novembro, Rio Branco (AC), também recebe as atividades. Consulte o cronograma abaixo e acompanhe a programação através deste Portal.

Cena em Construção
Programa Funarte de Oficinas de Capacitação Técnica em Artes Cênicas – 2015

Circuitos João Pessoa e Campina Grande – Paraíba

Oficinas em João Pessoa

1º Período: 3 a 7 de novembro de 2015

2º Período: 9 a 13 de novembro de 2015

Público-alvo: Profissionais ligados às artes cênicas
Período de inscrições: 19 a 28 de outubro de 2015, das 13h às 16h30

Como se inscrever: Inscrição presencial na Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural – DDAC do Espaço Cultural José Lins do Rego / Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho – João Pessoa (PB)

Local de realização: Espaço Cultural José Lins do Rego (endereço acima)
Mais informações: (83) 3211-6225
teatrofunesc@gmail.com

Oficina de maquiagem
Instrutor: Luiz Santana (BA)
Período: 3 a 7 de novembro de 2015
Horário: das 8 às 12h
Local: Camarim 1 do Teatro de Arena – Espaço Cultural José Lins do Rego / Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho – João Pessoa (PB)
Número de vagas: 20
Público-alvo: estudantes e profissionais ligados às artes cênicas, especificamente à maquiagem.

Objetivos: apresentar as técnicas envolvidas na maquiagem cênica e artística, seus usos e aplicações, visando o aprimoramento dos profissionais que se utilizam de maquiagem no desenvolvimento de suas funções artísticas.

Sobre o profissional: Trabalhou como maquiador e figurinista de cinema, em longas e, curtas-metragens, e em espetáculos teatrais. Seus principais trabalhos foram: Eu me lembro, dirigido por  Edgard Navarro (2002); Pau Brasil, com direção de Fernando Bélens (2006); Cascalho – diretor: Tuna Espinheira – (2003); Trampolim do Forte, dirigido por João Rodrigo Mattos (2008); o curta Vermelho rubro – diretora: Sofia Federico-(2004); Cães, curta, com direção de Adler Paz e Moacyr Gramacho (2008); Premonição, curta, com direção de Pedro Habib (2009); A Luneta do tempo, longa dirigido por Alceu Valença (2010); O Grande segredo do cinema (curta) – diretor: Léo Oliveira (2010); O Homem que não dormia, longa, com direção de Edgard Navarro – (2011); A Última estação (longa) – diretor: Márcio Curi (2011); Pinta!, curta dirigido por Jorge Alencar (2012); Cassiano (curta), com direção de Thiago Gomes (2013); Travessia (longa), – diretor: João Gabriel (2014); O Contêiner, dirigido por vinícius Oliveira; Labirintos, com direção de Patrick Campbell (Inglaterra); A Geladeira – direção: Thomas Quillardet (França); O Pique dos índios, dirigido por vinícius Oliveira; Arlequim, servidor de dois amos – direção: Vinícius Oliveira; José Ulisses da Silva (Cia. Viladança) – diretora: Cristina Castro; Sonhos de uma noite de verão, com direção de Marcio Meireles; Todo mundo tem problemas sexuais – direção: Domingos Oliveira (2006); Guilda, dirigido por Marcelo Souza Brito (2007); Batata! – diretor: Jorge Alencar (2008; Um Momento argentino – direção: Gordo Neto (2005); Diatribe de amor contra um homem sentado – diretora: Iara Colina (2005); A Canoa – direção: Jacyan Castilho (2009); La Ronde – diretor: Harildo Déda – 2012; Carmen (ópera) – direção: Francisco Mayrink – 2012; Solo Almodóvar – direção: Djalma Thurler- 2013; Muvuca – diretora: Cristina Castro (2013); Da ponta da língua à ponta do pé – direção: Cristina Castro (2014); A Capivara selvagem – diretor: Luiz Marfuz (2014);Nunca nade sozinho – direção: NadjaTurenko (2014); Amores insensatos – diretor: Bernard Attal (2014); A Paixão de Cristo – direção: Paulo Dourado-(2014/2015). Ainda na TV, foi chefe de Maquiagem do projeto Globo de Ouro – 30 Anos de Axé, (2015).

Foi oficineiro de Iniciação ao figurino e maquiagem cênica, no Ponto de Cultura do Teatro Vila Velha-(2007/ 2008) e no Ponto de Cultura do Teatro Gamboa Nova (2012). Participou da ficina do Projeto Solo Almodóvar (2013).

Oficina de composição de trilha sonora
Instrutor: Jarbas Bittencourt (BA)
Período: 3 a 7 de novembro de 2015
Horário: das 14h às 18h
Local: Sala 6 da rampa 1 – Espaço Cultural José Lins do Rego / Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho – João Pessoa (PB).
Número de vagas: 20
Público-alvo: atores, dançarinos, diretores, músicos e técnicos de som (que trabalhem com artes cênicas)

Objetivos: conceituar e identificar a música como linguagem autônoma; e refletir acerca de sua inserção na sintaxe da cena artística.

A partir do recurso da “audição analítica”, a oficina inicia o estudo da percepção da música como elemento da encenação. Serão utilizados exemplos em áudio e a exibições de vídeos, em todas as etapas. Sempre que for adequado, serão realizados “laboratórios cênico-musicais-coreográficos”, que ajudarão os alunos a absorver melhor os conteúdos.

Alguns fundamentos da música no ambiente da encenação teatral a serem abordados são: Música e semiótica, Direção musical e Composição musical para teatro.

Sobre o profissional: Jarbas Bittencourt é cantor, compositor, arranjador, produtor musical e responsável pela direção musical de mais de cem espetáculos teatrais e de dança, nos últimos 20 anos. Atualmente, é diretor musical do Bando de Teatro Olodum (BA), da Companhia dos Comuns (RJ) e da Cia. dos Arteiros (RJ). Em 2004, recebeu o Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Direção Musical, pelo conjunto da obra naquele ano; e, em 2010, pelo espetáculo Shiré Obá. Em 2015, recebeu o Troféu Caymmi, na categoria Direção Artística, pelo show Tenho dito, da Cantora Tainah.

Oficina de criação de figurino 1
Instrutor: Ruth Aragão (CE)
Período: 9 a 13 de novembro 2015
Horário: 18h às 22h
Local: Camarim 1 do Teatro de Arena – Espaço Cultural José Lins do Rego / Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho – João Pessoa (PB).
Número de vagas: 20
Público-alvo: Estudantes e profissionais em figurino, artes cênicas e criação.

Objetivos: possibilitar aos participantes a experiência teórica e prática da “criação de imagens de figurino”, em sua relação com o conceito e montagem de espetáculos cênicos, a partir da elaboração de um projeto de figurino.

Sobre a profissional: Pós-graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac – São Paulo, é professora e criadora de moda e figurino. Foi aluna de Marie Rucki, do Studio Berçot de Paris e estudou com a figurinista Bia Salgado. Realizou mais de 40 projetos em dança, teatro e audiovisual. Trabalhou com a coreógrafa e pesquisadora de dança contemporânea, Andréa Bardawil; com a diretora e pesquisadora teatral Herê Aquino; e com o cineasta Karim Ainouz, entre outros artistas e criadores.

Destacam-se entre os trabalhos de Ruth Aragão: Orlando – texto de Virgínia Woolf e montagem do Grupo Expressões Humanas – e Praia do Futuro – longa-metragem de Karim Ainouz. Na área de pesquisa, formação e ensino, atua principalmente em oficinas de criação de imagem de moda, “styling” e figurino, e consultorias para projetos sociais e ONGs. Foi professora do Cuca Barra, centro cultural em Fortaleza. Tem experiência em cursos de formação em artes cênicas, a exemplo do Curso Técnico de Dança do Ceará e do Curso de Artes Cênicas do IFCE e Porto Iracema das Artes, onde ministrou a disciplina Figurino e caracterização. No Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC (Fortaleza), foi professora de disciplinas de Criação em moda (curso Design de moda) e, no Senac – CE, do Curso de figurino. No campo da moda, está à frente da marca Ruth Aragão Roupa e presta consultoria em estilo e criação para algumas marcas locais. Recentemente, integrou a equipe do projeto Design na pele, com direção criativa do estilista e designer Ronaldo Fraga. Atualmente, participa do programa Preamar do Porto, da Escola Porto Iracema das Artes, como orientadora de figurino.

Oficinas em Campina Grande

Período: 3 a 7 de novembro de 2015
Público-alvo: Profissionais ligados às artes cênicas
Período de inscrições: 19 a 30 de Outubro
Como se inscrever: através do e-mail cinesaojose.funesc@gmail.com, ou presencialmente, na administração do Cine Teatro São José – Rua Lino Gomes da Silva, S/N. Bairro São José – Campina Grande (PB)

Mais informações: (83) 98760-3283 ou (83) 3342-9993
Local de realização das oficinas: Cine Teatro São José (endereço acima)

Oficina de criação de vídeo – video mapping
Instrutor: Dimitri Lomonaco (CE)
Período: 3 a 7 de novembro 2015
Horário: 9h às 13h
Local: Cine Teatro São José – Rua Lino Gomes da Silva, S/N. Bairro São José. Campina Grande (PB)
Número de vagas: 20

Objetivos: este curso combinará artes visuais e novas mídias ao teatro, na medida que se utilizará da tecnologia de “video mapping”, ou projeção mapeada, como ferramenta para a composição do espaço cênico. Para além das telas, a imagem projetada pode interferir nas mais diversas superfícies (espaço, objetos, corpo etc.), tornando telas de vídeo dinâmicas. Assim, o vídeo deixa de ser um retângulo plano na parede e cria a ilusão de ser um objeto, interativo ou contemplativo no espaço, criando cenários e ambientes, compondo a iluminação cênica ou inventando personagens. Os alunos irão explorar novas formas de criar e editar vídeos através de softwares de manipulação de vídeo ao vivo e projeções para a elaboração de trabalhos que ampliam as possibilidades de uso do espaço cênico.

Sobre o profissional: Artista visual, desenvolve performances audiovisuais através da manipulação de vídeo ao vivo (“live image”). A partir da produção de vídeos e instalações, sua pesquisa se desenvolve em experimentações com projeção mapeada (“video mapping”), como forma e meio.

O trabalho de Lomonaco explora a manipulação da imagem e seus dispositivos de registro em interação com elementos sonoros. O artista tem graduação em Artes Visuais na Universidade de Fortaleza (Unifor) – CE, foi aluno visitante no programa de graduação em Fine Arts na Parsons – The New School for Design, Nova Iorque (EUA); e aluno visitante no programa de graduação em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Porto (PT). Ministrou o curso: Vídeo ao vivo: vídeo arte, instalações e projeções, no Porto Iracema das Artes (Fortaleza – CE). Desde 2013, desenvolve alguns projetos nessa área, como na intervenção: #ImmigrantDreams do Coletivo 99%, no projeto The Illuminator (Nova Iorque – EUA); em 2014, na video projeção para o show musical de Lorena Nunes Ouvi dizer que lá faz sol, no Maloca Dragão do Mar (CE); no projeto de iluminação para a apresentação da cantora Soledad Brandão As Nuvens são um colar de margaridas, na 2ª MOPI (2014), na Escola Porto Iracema das Artes (CE); e, em 2015, nas seguintes ações: a Videoprojeção Fóssil, com o desenvolvimento de conteúdo visual e videoperformance ao vivo no projeto Maloca Dragão, do Instituto Dragão do Mar (CE); a direção de arte do grupo musical Astronauta Marinho, com o desenvolvimento do conceito visual do palco: mapa de luz, cenário e videoperformance ao vivo – no Mambembe (CE), Maloca Dragão (CE), Sesc Pompeia (SP), Audio Rebel (RJ), Sesc Iracema (CE); além do desenvolvimento de conteúdo visual e videoprojeção de cenário do espetáculo Cearábia.

Acesse abaixo matérias sobre o Cena em Construção em outros estados

Acre

Paraná

Rio de janeiro

Espírito Santo

Notícias sobre os circuitos de oficinas do Cena em Construção 2015 nos demais estados serão publicadas em breve.

Cena em Construção
Programa Funarte de Oficinas de Capacitação Técnica em Artes Cênicas – 2015

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas
Setor de Formação, Pesquisa e Memória

________________________________________

Mais informações para o público
Fundação Nacional de Artes – Funarte
formacao.ceacen@funarte.gov.br
(21) 2279 8034

Mais informações para a imprensa
Funarte – Assessoria de Comunicação
ascomfunarte@funarte.gov.br