A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Secretaria de Cultura do Crato (Ceará) realiza mais um ciclo de oficinas do Cena em Construção – Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas 2015. A primeira etapa das atividades no município ocorre de 9 a 13 de novembro de 2015, com a realização de duas oficinas: Outras estratégias de iluminação para cena, com Aurélio de Simoni (RJ) e Criação de figurino, com Silvana Marcondes (SP). As inscrições estão abertas de 26 de outubro a 6 de novembro e são gratuitas.
O novo programa na área de formação da Funarte levará oficinas a doze estados das cinco regiões brasileiras. A iniciativa vem renovar o compromisso da Fundação com o resgate, a reciclagem e a difusão dos conhecimentos relacionados à composição da cena, nas áreas de iluminação, montagem cênica, caracterização, som e novas mídias.
A segunda etapa do circuito no Crato está programada para o período de 23 a 27 de novembro, com mais duas oficinas, que são: Cenografia e montagem e Operação de som.
O Cena em Construção e seus objetivos
O programa Cena em Construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte e é Realizada pelo seu Setor de Formação, Pesquisa e Memória. A ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. São 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente. A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 12 cidades visitadas. Seu objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Fundação pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho.
Por meio do Cena em Construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, com vistas ao seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.
Os eixos temáticos
O Cena em Construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015 é dividido em quatro eixos temáticos, a saber:
1. Montagem cênica – inclui: Cenografia; Oficina de segurança em montagem de palco; Cenotécnica e contrarregragem; Direção de palco; e Montagem cênica.
2. Som e novas mídias – inclui: Montagem e operação de som; Composição de trilha sonora para espetáculo cênico; Criação de vídeo para espetáculo cênico; e Montagem e operação de vídeo para espetáculo cênico.
3. Iluminação – inclui: Montagem e operação de luz; Criação de luz1 e 2; e Outras estratégias de iluminação para cena.
4. Caracterização – inclui: Criação de figurino1 e 2; Maquiagem; e Criação de adereços
O programa Cena em Construção é realizado em parceria com secretarias, fundações municipais e estaduais de cultura e universidades; e com o Serviço Social do Comércio (SESC). Outros municípios alcançados pelo programa também em novembro são: Rio Branco (AC), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Manaus (AM), Dourados (MS), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS). Consulte o cronograma abaixo e acompanhe a programação através do Portal da Funarte – www.funarte.gov.br.
Oficinas no Crato (CE)
1º Período: 9 a 13 de novembro de 2015
Público-alvo: Estudantes, profissionais e interessados em artes cênicas
Inscrições: até 6 de novembro de 2015
Como se inscrever: os interessados devem fazer suas inscrições através da ficha de inscrição online (acesse-a em http://goo.gl/forms/aCHG94F3IF, ou presencialmente, na sede da Secretaria de Cultura do Crato, localizada à Rua Ratisbona, s/n – Largo da RFFSA, no horário das 8h às 14h.
Mais informações: (88) 3523 2365 culturacrato@gmail.com – com Yarley Lima
Oficina de outras estratégias de iluminação para cena
Instrutor: Aurélio de Simoni – Rio de Janeiro (RJ)
Período: 9 a 13 de novembro
Horário: de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h e na sexta-feira, das 8h às 12h
Local: Teatro Rachel de Queiroz – Rua Dom Quintino, 913 – Centro – Crato (CE)
Número de vagas: 20
Objetivos: Nesta oficina, os participantes aprenderão critérios utilizados na criação da iluminação cênica, através da experiência pessoal do ministrante e do exercício do levantamento da iluminação em peças teatrais, durante o seu processo criativo. O objetivo central é estimular a compreensão da responsabilidade envolvida na iluminação de um espetáculo.
Qualificação técnica do profissional: Em 38 anos de carreira, Aurélio de Simoni já realizou trabalhos nas áreas de teatro, dança, shows, feiras, convenções, e outras atividades afins. Recebeu os prêmios: Mambembe – 1982, 1989 e 1998; Coca-Cola – 1991, 1992, 1998 e 1999; Shell – 1992, 1995, 1996 e 1997, 2003; e Sharp – 1998.
Oficina de criação de figurino
Instrutora: Silvana Marcondes (São Paulo – SP)
Período: 9 a 13 de novembro
Horário: 18h às 22h
Local: Galeria da RFFSA, localizada à Rua Ratisbona, s/n – Largo da RFFSA
Número de vagas: 20
Objetivos : capacitar profissionais e estudantes de artes cênicas na área de criação de figurinos para produções teatrais. A oficina apresentará ao aluno as etapas que envolvem a criação de um figurino, apresentará também um breve histórico de figurinos, seus conceitos e seus símbolos.
Serão abordadas técnicas como: natureza dos tecidos, modelagem, envelhecimento, desenho da figura humana. A oficina será finalizada com a criação/execução de um figurino de papel.
Qualificação técnica do profissional: Artista plástica, Silvana Marcondes trabalha com figurino, cenografia e teatro de sombras, em diversas áreas artísticas. No teatro, tem criado figurinos e cenários, desde 2001, para diversos grupos, como a Cia. São Jorge de Variedades e a Cia. do Tijolo. Recebeu o Prêmio Shell de Teatro 2008, na categoria Figurino, pelo espetáculo O Santo Guerreiro e o herói desajustado da Cia. São Jorge de Variedades; o Prêmio Panamco de Teatro 2003 (dedicado ao teatro infanto-juvenil), na categoria Figurino com o espetáculo Por que o mar tanto chora, do Grupo Meninas do Conto. No setor de moda, trabalhou com o estilista Jum Nakao, desenvolvendo projetos especiais, como o gerenciamento da confecção das roupas de papel do desfile A Costura do invisível, em 2004 . No ano seguinte, apresentou a mesma exibição nas Galerias Lafayette, em Paris (FR) e, em 2006, levou alguns trajes para a exposição Showtime no Musée Galliera, também na capital francesa. Na TV, esteve na coordenação e cocriação, junto a Jum Nakao, dos figurinos de papel na minissérie Hoje é dia de Maria (2005) e, na segunda etapa do programa, foi figurinista assistente.
Acesse abaixo a programação das aulas em outros estados.
Serão divulgadas em breve as informações detalhadas sobre as oficinas Cenografia e montagem e Operação de som, de 23 a 27 de novembro, no Crato – bem como em outras unidades da Federação.
Cena em Construção
Programa Funarte de oficinas de capacitação técnica em artes cênicas 2015
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas
Setor de Formação, Pesquisa e Memória
________________________________________
Mais informações para o público
Fundação Nacional de Artes – Funarte
formacao.ceacen@funarte.gov.br
(21) 2279 8034
Mais informações para a imprensa
Funarte – Assessoria de Comunicação
ascomfunarte@funarte.gov.br