O Coletivo Banda Desenhada encerra, nesta semana, sua participação no programa Contemporâneos na Funarte. Quarta-feira, 4 de novembro, Joana Queiroz Quinteto se apresenta na Sala Sidney Miller, no Centro do Rio, às 19h30, tendo como convidado especial o pianista Rafael Martini.
O trabalho autoral da clarinetista, saxofonista e compositora Joana Queiroz teve início como quarteto, formação com a qual gravou seu primeiro disco, lançado em 2013. A partir de então, passou a se apresentar com formatos que variam entre quinteto e septeto, incorporando novas sonoridades que estarão presente em seu próximo disco.
Em seu show na Sala Funarte Sidney Miller, Joana sobe ao palco com a cantora Beth Dau, muitas vezes presente como participação especial, mas que passa a integrar o quinteto em seu novo repertório. Rafael Martini, compositor, arranjador, pianista e cantor mineiro, e que também frequentemente integra o projeto em sua versão de sexteto, desta vez aparece como convidado especial da noite. Ele apresenta algumas composições suas e mostra um pouco do trabalho de duo formado com Joana Queiroz.
Formado por Joana Queiroz (clarineta e voz), Beth Dau (voz), Bernardo Ramos (guitarra e voz), Bruno Aguilar (baixo acústico e voz), Felipe Continentino (bateria e voz), o quinteto nasceu da vontade da musicista carioca Joana Queiroz de criar um grupo no qual fosse possível abordar com liberdade os diferentes estilos musicais, explorando o uso da voz e unindo ao universo da canção a música instrumental. O grupo acabou consolidando uma linguagem bem particular, com repertório centrado no trabalho autoral de Joana Queiroz, mas abrindo espaço também para autores de sua geração e para releituras de grandes compositores de estilos e épocas diferentes.
O Quinteto já se apresentou em diversas casas no Rio de Janeiro (Teatro Sergio Porto, Rampa Lugar de Criação, Studio RJ, CRMCAT, Teatro Café Pequeno, Triboz, BNDES, entre outros), Belo Horizonte (na programação do Savassi Jazz Festival), Mercedes (UY), Mendoza, La Plata e Buenos Aires (AR), Nova York e São Paulo.
Sobre o programa Contemporâneos na Funarte
No projeto (agora com novo nome), que ocupa a Sala Funarte Sidney Miller em 2015, o espaço recebe ao todo seis coletivos, que ficarão responsáveis pela programação de cinco shows cada um, até a segunda semana de dezembro – sempre às 19h30. Participam da série os grupos: Chama, Audio Rebel/Quintavant, Etnohaus, Norte Comum, Leão Etíope do Méier e Banda Desenhada. Selecionados pelo Centro da Música da Funarte, eles apresentam perspectivas estéticas e concepções musicais das mais distintas, mas que expressam tendências representativas da música brasileira contemporânea. A proposta é trazer artistas e conjuntos com propostas inovadoras, vindos de diferentes estados do país.
Contemporâneos na Funarte
Show de Joana Queiroz Quinteto
Participação especial: Rafael Martini
Curadoria: Coletivo Banda Desenhada
Dia 4 de novembro (quarta-feira), às 19h30
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Capacidade: 207 lugares
Classificação indicativa: Livre
Horário da bilheteria: a partir das 16h
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, nº 16 – térreo
Palácio Gustavo Capanema
Centro – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2279 8087