Espetáculo “A Moça do Km 70” estreia na Funarte MG, nesta quinta, dia 26

Espetáculo de formandos do TU/UFMG - Foto: Marco Aurélio Prates

O espetáculo A Moça do Km 70 chega à Funarte MG, em Belo Horizonte, no próximo dia 26 de novembro e fica em cartaz até o dia 6 de dezembro. A montagem é um melodrama inspirado em acontecimentos reais, como a violência contra a mulher e a hipocrisia da sociedade patriarcal no nordeste brasileiro. O elenco conta essa história através da literatura de cordel, das cantigas do povo e do mamulengo (teatro de bonecos). A entrada é gratuita e os interessados podem pegar as senhas na bilheteria do espaço Funarte com até uma hora de antecedência.  A Moça do Km 70 tem trilha sonora executada ao vivo e marca a formatura do curso de artes cênicas do Teatro Universitário – TU da Universidade Federal de Minas Gerais.

Sob a direção de Fernando Limoeiro, A Moça do Km 70 tem como base a fictícia cidade de Xorropotó, em 1965, quando um misterioso crime abala a rotina dos habitantes. A montagem busca colocar em foco a temática da violência contra a mulher retratando o assassinato de uma jovem, até então desconhecida. A repercussão desse acontecimento nos diversos segmentos sociais da pacata cidade nordestina é a principal fonte de onde emergem os conflitos apresentados nesta peça. A linguagem bem-humorada e poética das manifestações da cultura popular (cordel, cantigas populares e mamulengo) auxilia no desenvolvimento da trama. No elenco, os formandos: Ariadina Paulino, Ariana Santos, Babita Faria, Bárbara Castilho, Cláudia Rodrigues, Edsel Duarte, Flávia Pacheco, Francisco de Assis, Gabriel Coupe, Gustavo Sousa, Laura Cerqueira, Lucas Barbosa, Lucas Emanuel, Maya Marques, Miguel da Matta, Tamiris Gouveia e Vinícius Guedes.

Sobre o Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

O Teatro Universitário – TU é uma instituição vinculada à Escola de Educação Básica e Profissional – EBAP da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O espaço oferece curso técnico de nível médio de ator, com duração de três anos, a estudantes que estejam cursando ou já concluíram o ensino médio, a partir de 16 anos. Realiza workshops, seminários, debates, além de colaborar com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG em projetos de dimensão ampliada, como os Festivais de Inverno e de Verão da Universidade. Como processo de finalização do curso, os alunos participam de uma montagem a título de estágio profissionalizante.

Serviço:

A Moça do Km 70 – Montagem de formatura do Curso de Teatro do TU/UFMG
Temporada: De 26 a 6 de dezembro, quinta a domingo, às 20h
Sessões extras às 18h, nos dias 5 e 6 de dezembro

Entrada gratuita
(Distribuição de senhas com até 1h de antecedência)
Duração: 2h
Classificação: 16 anos
Gênero: Melodrama

Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Tel.: (31) 3213-3084

Ficha Técnica:
Dramaturgia e Direção: Fernando Limoeiro
Preparação Corporal: Tarcísio dos Santos Ramos
Preparação Vocal: Helena Mauro
Direção Musical: Max Hebert
Cenografia: Tereza Bruzzi, Lucas Barbosa e Edsel Duarte
Figurinos: Tereza Bruzzi e Flávia Pacheco
Iluminação: Geraldo Octaviano
Programação Visual: Eduardo Marques
Criação dos mamulengos: Criação coletiva
Fotografia: Marco Aurélio Prates
Filmagem: Glênio Campregher
Cenotecnia: Nilson Santos
Execução dos figurinos: Vera Viol
Maquiagem: João Gabriel Walter
Produção Geral: Tereza Bruzzi
Produção técnica: Débora Lutz e Edsel Duarte
Produção executiva: Tamiris Gouveia, Ariana Santos, Babita Faria, Miguel da Matta
Comunicação nas mídias sociais: Ariana Santos, Babita Faria, Lucas Emanuel, Maya Marques e Vinícius Guedes
Assistência de figurinos e adereços: Ariadna Paulino, Laura Cerqueira, Lucas Emanuel, Maya Marques
Assistência de cenografia: Bárbara Castilho, Cláudia Rodrigues, Gustavo Sousa, Francisco de Assis, Gabriel Coupe
Estágio de Montagem: Brenda Laís
Elenco: Ariadina Paulino, Ariana Santos, Babita Faria, Bárbara Castilho, Cláudia Rodrigues, Edsel Duarte, Flávia Pacheco, Francisco de Assis, Gabriel Coupe, Gustavo Sousa, Laura Cerqueira, Lucas Barbosa, Lucas Emanuel, Maya Marques, Miguel da Matta, Tamiris Gouveia, Vinícius Guedes