Projeto ‘Contemporâneos na Funarte’ chega a Brasília

Arte: Jorge Soledar. Foto: Iara Rennó - divulgação

O show Macuna, de Iara Rennó, Maria Beraldo Bastos e Mariá Portugal, abre a série musical Contemporâneos na Funarte em Brasília, na Sala Cassia Eller, domingo, dia 29 de novembro, às 20h30. O projeto leva à Capital Federal 12 apresentações de artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pará, até o dia 16 de dezembro, com entrada gratuita.

No primeiro espetáculo da série em Brasília, a cantora e compositora Iara Rennó apresenta o repertório de seu disco, Macunaíma – Ópera Tupi, acompanhada pela baterista Maria Portugal e pela clarinetista, claronista e cantora Maria Beraldo Bastos. “A crueza dos acordes e o minimalismo dos vocais chegam como novidade para quem esperava pela essência colorida de Iara Rennó”, comenta o jornalista Cleber Facchi, em seu blog Miojo Indie. “… a cantora e compositora paulistana assume no primeiro registro solo um ambiente de plena ruptura”, prossegue ele. E acrescenta que as músicas do disco “se esquivam da redundância da nova MPB ,abraçam os transambas de Caetano Veloso” e fragmentam e reconstroem a “imagem” de Iara num “novo cenário”, o que praticamente converteria a a artista em um novo “personagem”.

O Contemporâneos na Funarte é realizado pela Fundação Nacional de Artes, através do seu Centro da Música. O programa é direcionado à produção recente de música de invenção, independente e contemporânea. A curadoria é feita por coletivos ligados à programação musical, ou pelo próprio Cemus/Funarte – que selecionou os artistas desse primeiro ciclo em Brasília.

Leia abaixo a programação completa da série em Brasília e mais informações sobre a apresentação de abertura.

PROGRAMAÇÃO DO CONTEMPORÂNEOS NA FUNARTE – BRASÍLIA

Novembro

Dia 29, domingo – Iara Rennó, Maria Beraldo Bastos e Mariá Portugal – show Macuna
Dia 30, segunda – Quartabê – show de lançamento do álbum Lição #1 Moacir

Dezembro

Dia 3, quinta-feira – Thiago Amud – Voz e violão
Dias 4 e 5 – Jaloo – apresentação de lançamento do álbum #1
Dia 7 – Gui Amabis – show de lançamento do álbum Ruivo em sangue
Dia 10 – César Lacerda
Dia 11 – Bruno Cosentino – apresentação de repertório do álbum Amarelo
Dia 12 – Romulo Fróes – show de lançamento do álbum Por Elas/sem elas
Dia 13 – Rico Dalasam – apresentação Fervo do Dalasam
Dia 14 – Gustavo Galo – show ASA
Dia 15 – Léo Cavalcanti – Concerto voz e violão
Dia 16 – Duo Fernando Grilo e Rodrigo Maré Souza – show do projeto Mulambo Jazzagrário

Show Macuna
29/11 – domingo – 20h30

Sobre as artistas

Iara Rennó se apresenta com a baterista Mariá Portugal e da clarinetista Maria Beraldo Bastos. O show Macuna é baseado em seu disco Macunaíma – Ópera Tupi (Selo SESC – 2008), cujo espetáculo homônimo teve montagem no Teatro Oficina, em 2010. Iara possui uma carreira no mínimo multifacetada: cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, performer e atriz. Suas canções já passaram pelas vozes de grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Ney Matrogrosso, Maria João e Gaby Amarantos e, interpretadas pela própria compositora, já lhe renderam várias premiações.

Mariá Portugal dedica-se à bateria desde os 12 anos de idade. Desde 2001 atua também como cantora e produtora musical. Já tocou com artistas como Zélia Duncan, Fernanda Takai, Andy Summers, Pato Fu e Arrigo Barnabé. Com uma das bandas que integra, a Trash Pour 4, fez turnês internacionais pela Europa e pelo Japão, além de diversos shows pelo Brasil. Desde 2013, acompanha Arrigo Barnabé em seus projetos O Neurótico e as histéricas e Claras e crocodilos. Atualmente, trabalha na divulgação do primeiro disco de sua banda Sinamantes, que já fez temporadas na Europa e nos EUA.

Maria Beraldo Bastos é clarinetista, claronista e cantora da Orquestra Mundana de Carlinhos Antunes, do trio vocal Bolerinho e do quarteto instrumental Ideia de Antes – que, através do Prêmio FICC, gravou seu primeiro disco, em 2013, e tem se apresentado no Brasil e no Uruguai. Também faz parte da Filarmônica de Pasárgada (que acaba de gravar seu segundo CD, com apoio do ProAc, e atualmente circula pelo interior de São Paulo, através de um projeto de circulação, contemplado com o Prêmio Funarte de Música Brasileira (2012). Maria também participa dos dois trabalhos de Arrigo Barnabé, como clarinetista e cantora. Com o grupo Cumieira (Prêmios Funarte e ProAc de circulação 2011), gravou e lançou o disco Festa da Cumieira, com participação de Tom Zé. Em 2007, foi segunda colocada no prêmio de composição do Guarulhos Instrumental, com seu choro Um Draminha pro Senhor Incrível. Em 2008, realizou turnê pela Espanha com o grupo Margem Esquerda.

Contemporâneos na Funarte apresenta

Show de abertura em Brasília

Iara Rennó, Maria Beraldo Bastos e Mariá Portugal, em
Macuna

29 de novembro, às 20h30

Sala Funarte Cássia Eller
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – lote 2
Brasília (DF)
Tel.: (61) 3322-2025

Entrada gratuita
Sujeito à lotação
Duração: 1h30

Acompanhe neste Portal, na página Música, as notícias sobre os próximos shows.

Realização: Fundação Nacional de Artes Funarte
Centro da Música

cemus@funarte.gov.br