Solo ‘Direção Múltipla’ terá duas apresentações em Manaus (AM)

Espetáculo Direção Múltipla - Divulgação

Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, o projeto Direção Múltipla, da bailarina Daniela Alves, será apresentado na Les Artists Café Teatro, no Centro de Manaus (AM), nos dias 27 e 28 de junho, às 20h. O solo de dança contemporânea é resultado de um trabalho multicolaborativo concebido com a ajuda de uma ferramenta online chamada Direção Múltipla Virtual.  Na plataforma, utilizada de 2013 a 2014, a artista postava vídeos e contava​ com a intervenção de participantes voluntários. Além do espetáculo, o projeto também vai realizar oficinas práticas e debate entre a idealizadora e os participantes. Toda programação é gratuita.

Bailarina Daniela Alves - Divulgação

Segundo Daniela Alves, o espetáculo Direção Múltipla é um retorno à dança e emergiu da estagnação provocada por uma série de tensões da vida da bailarina. “Depois de quase cinco anos longe dos palcos, o trabalho surgiu mesmo como ação emergencial. O corpo tinha necessidade de reinventar fisicamente suas próprias problemáticas e tinha que ser fazendo uma dança”, explica Daniela. Sobre o trabalho com os participantes voluntários, a artista ressalta a comunicação e a troca de experiências: “A interação acontecia por meio de comentários, perguntas e sugestões acerca do experimento, que foram aproveitados e transformados em movimentos físicos para criar e gerar novos vídeos, ou seja, novas formas de dançar dentro do projeto, até a construção de uma dramaturgia singular que sustente um solo”, define a bailarina.

O projeto e cada um de seus experimentos têm como ponto de partida exatamente o corpo e não temas previamente estabelecidos ou assuntos específicos a serem abordados. A partir dos movimentos, cria-se a relação com o público que, por meio da ferramenta, deixa de ser apenas espectador para ser membro atuante da criação. Além dos colaboradores virtuais – um grupo heterogêneo formado por pessoas de diversas áreas profissionais – quatro diretores conduzem diferentes etapas do processo com o objetivo de dar mais consistência ao trabalho. Direção Múltipla já passou pelas cidades de Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e irá circular por Manaus (AM), Palmas (TO) e Belém (PA).

Além das apresentações do espetáculo, serão ministradas oficinas demonstrativas entre os dias 27 e 29 de junho. O objetivo da atividade é estimular os participantes a experimentarem no corpo os diversos princípios de movimentação testados pela bailarina ao longo do processo criativo e, ao mesmo tempo, demonstrar parte da pesquisa e a movimentação que surge a partir dos comentários dos colaboradores virtuais e diretores convidados. Nos intervalos, serão exibidos vídeos do projeto e haverá espaço para bate-papo entre Daniela e os participantes. A oficina é destinada ao público em geral, mas com um mínimo de experiência em práticas corporais voltadas para a dança.

Acesse aqui o videodança Direção Múltipla

Serviço

Programação gratuita

Espetáculo Direção Múltipla, com a bailarina Daniela Alves
Dias e horários: 27 e 28 de junho, segunda e terça, às 20h
Local: Les Artists Café Teatro – Avenida Sete de setembro, s/n, Centro, Manaus (AM)
Ponto de referência: ao lado do Banco Basa e em frente à antiga Câmara Municipal

Oficina
Dia e horário: 29 de junho, quarta, das 17h às 22h
Local: Anexo Casarão de Ideias – Rua Monsenhor Coutinho, nº 275, Centro, Manaus (AM) – Inscrições encerradas

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna