Mostra Funarte Contemporâneos de Artes Cênicas: ajuste nas listas de selecionados

MinC e Funarte programam espetáculos de artes cênicas para o período das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016 no Rio

.

Aviso

Foram realizados os seguintes ajustes nas listas de selecionados já divulgadas:

1) A curadoria da Mostra Funarte Contemporâneos de Artes Cênicas – Palco incluiu mais três projetos na lista de selecionados. Foram eles:

  • Armazém Companhia de Teatro (RJ) – com o espetáculo Alice Através do Espelho
  • Intrépida Trupe (RJ), com o projeto circense À Deriva
  • Teatro de Anônimo (RJ), com a proposta Roda saia, gira vida

Com isso, fica revogada a relação de espetáculos para a mostras Palco publicada no dia 30 de junho passado. Acesse abaixo o novo arquivo de propostas selecionadas.

2) Correção:

Na lista de projetos da Mostra Rua anteriormente publicada, na linha correspondente ao selecionado 2, onde se lia

2 [CIA.] GUMBOOT DANCE BRASIL [ESPETÁCULO] GUMBOOT DANCE BRASIL

Leia-se:

2 [CIA] GUMBOOT DANCE BRASIL [ESPETÁCULO] YEBO

.

Acesse aqui a nova lista de selecionados para as Mostras Funarte Contemporâneos de Artes Cênicas – Palco e Rua

As relações de selecionados para a Mostra Rua e para Infância e Juventude não sofreram modificação.

Acesse aqui a lista da Mostra para Infância e Juventude

Sobre a Mostra Funarte Contemporâneos de Artes Cênicas

Para integrar a programação cultural das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes planejaram a Mostra Funarte Contemporâneos de Artes Cênicas. Estão previstas na programação apresentações de espetáculos e intervenções artísticas de circo, dança e teatro, em diversos locais da cidade, a serem definidos.

O objetivo do projeto é incentivar a difusão, a promoção e o acesso às artes cênicas brasileiras, no contexto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Comissões de curadores selecionaram 34 artistas e grupos para as apresentações.

A Funarte dividiu a programação em três segmentos: Mostra Palco, Mostra Rua e Mostra para Infância e Juventude. As listas de selecionados podem ser acessadas nos links abaixo:

Estão previstos para essa ação recursos de R$ 1,5 milhão, originários da Secretaria Executiva do Ministério da Cultura. Esse investimento deverá custear a realização de 33 espetáculos e intervenções.

Com a mostra, pretende-se estimular uma ampla visibilidade da produção brasileira contemporânea de circo, dança, teatro, bem como divulgar ações e questões relacionadas a essas linguagens. Para isso, os critérios de curadoria contemplaram a diversidade da produção artística nacional e suas mais distintas tendências, bem como inclusão de pessoas com diferentes capacidades, entre outros fatores (explicitados abaixo).

Sobre a curadoria

Nos dias 30 e 31 de maio e 1º e 2 de junho, reuniram-se, no Rio de Janeiro (RJ), os responsáveis pela curadoria da Mostra Funarte Contemporâneos de Artes Cênicas. A comissão de curadores foi composta pelos seguintes nomes (divididos aqui por área de atuação):

Mostra para infância e juventude: Isabel Maria Meirelles de Azevedo Marques, Isabela Fernanda Azevedo Silveira, José Clementino de Oliveira e Karen de Azevedo Acioly. Elaine Grosman Pollis, coordenadora de teatro da Funarte substituta, coordenou a comissão.

Mostra Palco e Mostra Rua: Beatriz Pinheiro da Silva Junqueira, Eugênio Vicente Vieira Junior, José Hilton Santos Almeida, Jane Terezinha Schoninger, Richard Riquetti, Cíntia Perola Napoli e Maria Sonia Destri. A coordenação ficou a cargo de Fabiano Carneiro da Silva, Coordenador de Dança da Funarte.

A seleção dos espetáculos seguiu os seguintes critérios:

1.                 Qualidade artística – levando-se em consideração a criatividade e pluralidade de estéticas e linguagens, diante do panorama das artes cênicas no Brasil na contemporaneidade.

2.                 Relevância e trajetória dos artistas envolvidos.

3.                 Diversidade da produção artística nacional e suas mais distintas vertentes: regionais, estéticas, simbólicas e temáticas – tais como de identidade sexual e de gênero, étnica e geracional – inclusão de indivíduos com diferentes capacidades, bem como de  diferentes faixas etárias.

4.                 Viabilidade do espetáculo de acordo com os espaços cênicos a serem disponibilizados para a Mostra.

Mais informações

Mostra para Infância e Juventude: mostra.funarte@gmail.com
Mostra Rua: mostrafunarte.rua@gmail.com
Mostra Palco: mostrafunarte.palco@gmail