Entre os dias 30 de julho e 4 de agosto de 2016, o Festival Mundial de Circo – FMC realiza edição especial com espetáculos, exibição de documentário e debate, na Escola Nacional de Circo – ENC, localizada na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro (RJ). A programação integra as ações do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes – Funarte para o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Todas as atrações com foco na produção circense nacional são gratuitas. A distribuição de ingressos será feita uma hora antes dos espetáculos, na bilheteria da instituição. Além da programação do Festival Mundial de Circo, a ENC também vai apresentar o projeto Battle Brazil, de 6 a 11 de agosto, e a 6ª edição Esse Monte de Mulher Palhaça, de 13 a 18 de agosto. Os projetos integram a Mostra Funarte de Festivais 2016 e têm classificação livre.
O Festival Mundial de Circo – FMC Rio 2016 presta uma homenagem ao circo brasileiro com espetáculos de artistas e grupos como o Circo Zanni, dirigido por Domingos Montagner e Marcelo Lujan, criado em 2004 e sediado em São Paulo (SP) com nove artistas argentinos e brasileiros; o Palhaço Biribinha, de Alagoas (AL), que carrega a força e a tradição do circo teatro nordestino; e o Circo Teatro Artetude, do Distrito Federal (DF), liderado por dois irmãos e palhaços que desenvolvem um trabalho com a simplicidade da rua e a grandiosidade do circo.
Mesas redondas com os artistas Luís Carlos Vasconcelos, João Artigos e integrantes do Circo Zanni também estão na programação. O documentário Sob(re) a Lona, dirigido por Janaína Patrocínio e Silvia Godinho, será exibido durante o evento, seguido de um bate papo sobre o filme.
No sábado, dia 30 de julho, às 19h, a Cia Teatral Turma do Biribinha de Alagoas (AL) apresenta o espetáculo Magia, sob a direção de João Lima. A montagem foi criada por Teófanes Silveira, o Palhaço Biribinha que pede ajuda da platéia para “compor” o elenco. Na história, o palhaço usa seus truques de mágica aprendidos no circo para fazer um filme e tornar sua vida plena de cores novamente, mesmo não contando com dinheiro e elenco para vencer este desafio.
Domingo, dia 31 de julho, às 17h, o Circo Teatro Artetude, do Distrito Federal (DF) encena o espetáculo O Grande Circo dos Irmãos Saúde, que traz elementos de esquetes tradicionais com manobras acrobáticas e números de malabares, no qual os palhaços-irmãos exploram cenas cotidianas em um jogo divertido sobre a arte da convivência. A Cia é uma trupe que estuda e desenvolve a tecnologia para espetáculos de rua. A direção e a coordenação são assinadas por Ankomárcio Saúde Rodrigues.
Seguindo com a programação do Festival, na segunda-feira, dia 1º de agosto, às 19h, vai acontecer o debate A arte e o ofício do palhaço, com os artistas Luiz Carlos Vasconcelos e os integrantes do Circo Teatro Artetude. A duração é de 40 minutos.
Nos dias 2 e 3 de agosto, terça e quarta, o espetáculo Circo Zanni será apresentado às 20h. Com direção artística de Domingos Montagner e direção musical de Marcelo Lujan, o espetáculo traz alguns dos números mais marcantes da trupe, além de novas criações: números aéreos, de acrobacia, equilíbrio, magia, barra fixa, além, é claro, dos números de palhaços. O espetáculo de variedades trata o circo como sua casa, na qual a dinâmica e a rigidez da técnica são atenuadas pela conversa entre amigos, inspirados pelo prazer e privilégio de oferecer sua arte circense dentro do “lar”.
Para encerrar este grande encontro na Escola Nacional de Circo, será exibido, no dia 4 de agosto, quinta-feira, às 19h, o documentário So(bre) a Lona que foi gravado nos bastidores de uma trupe circense participante do Festival Mundial de Circo 2008, em turnê pelo interior de Minas Gerais, durante quase 40 dias.
Fernanda Vidigal, realizadora do FMC, comenta sobre a estreia do Festival, no Rio. “Essa é a primeira vez que o FMC aporta no Rio, depois de 15 anos de bem-sucedida trajetória, contribuindo para a difusão da produção circense nacional no Brasil e no exterior”, diz a coordenadora.
Toda a programação é gratuita e o público deve retirar os ingressos, na bilheteria da Escola Nacional de Circo – ENC, na Praça da Bandeira, uma hora antes dos espetáculos.
Após o término da programação do Festival Mundial de Circo, a ENC vai apresentar o projeto Battle Brazil, de 6 a 11 de agosto, e a 6ª edição Esse Monte de Mulher Palhaça, de 13 a 18 de agosto. Encerrando assim, o ciclo de atividades do Festival Olimpíadas.
Saiba mais sobre o Festival Mundial de Circo – FMC
O Festival Mundial de Circo – FMC foi o primeiro grande evento internacional na América Latina dedicado exclusivamente à arte circense. Iniciou a sua trajetória em 2001, reunindo em Belo Horizonte (MG), artistas brasileiros e de vários cantos do mundo para celebrar o circo. O grande diferencial está na diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas que o próprio circo oferece. Essa característica faz do festival um evento plural que atinge todas as idades e classes sociais. Ruas, praças, teatros, espaços urbanos, comunidades rurais e, claro, a lona de circo, já foram palco e picadeiro ocupados pela arte circense durante o projeto.
Números do FMC:
– 15 edições (2001 a 2015)
– 38 países participantes
– 439 grupos convidados que já realizaram 672 apresentações
– 4.000 oportunidades diretas de trabalho
– 14 cidades do interior de Minas Gerais já receberam o Festival Mundial de Circo
– Público total estimado: 800 mil pessoas
– Destaques: Participações do Cirque du Soleil e do circo americano Ringling Bros nas edições passadas.
Serviço:
Festival Mundial de Circo – FMC Rio 2016 – Edição Especial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016
Local: Escola Nacional de Circo
Rua Elpídio Boamorte, s/nº – Praça da Bandeira – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2504-5320
Programação gratuita / Ingressos com até 1h de antecedência na bilheteria da ENC
Espetáculo Magia, com a Cia Teatral Turma do Biribinha (AL)
Dia 30 de julho, sábado, às 19h
Duração: 50 minutos
Ficha Técnica: Direção: João Lima/ Argumento, autor, intérprete, adereços e maquiagem: Teófanes Silveira (Biribinha) / Cenário: Seliana Silva / Figurino: Vera Silveira / Pesquisa musical: Coré Valente / Sonoplastia: Eduardo Salzane / Realização: Cia. Teatral Turma do Biribinha
Saiba mais sobre a Cia. Teatral Turma do Biribinha
Espetáculo O Grande Circo dos Irmãos Saúde, com o Circo Teatro Artetude (DF)
Dia 31 de julho, domingo, às 17h
Duração: 45 minutos
Ficha Técnica: Direção e Coordenação Geral: Ankomárcio Saúde Rodrigues / Produção: Ruiberdan Saúde Caetano / Direção Musical: Pablo Ravi Maroccolo / Elenco: Ankomárcio Saúde, Ruiberdan Saúde, Pablo Ravi Maroccolo e Marco Aurélio Feresin Junior / Realização: Circo Teatro Artetude
Saiba mais sobre o Circo Teatro Artetude
Debate A arte e o ofício do palhaço, com os artistas Luiz Carlos Vasconcelos e integrantes do Circo Teatro Artetude
Dia 1º de agosto, segunda-feira, às 19h
Duração: 40 minutos
Espetáculo Circo Zanni, com Circo Zanni (SP)
Dias 2 e 3 de agosto, terça e quarta-feira, às 20h
Duração: 1h40 minutos
Ficha Técnica: Concepção e Direção Artística: Domingos Montagner e Marcelo Lujan / Direção Musical: Marcelo Lujan / Cenário e Figurino: Dani Garcia / Direção Técnica: Pablo Nordio / Produção de Montagem: Daniel Pedro / Elenco: Bel Mucci, Daniel Pedro, Erica Stoppel, Fernando Sampaio, Luciana Menin, Maíra Campos, Marcelo Lujan e Pablo Nordio / Convidados: Fernando Paz e Daniela Rocha
Saiba mais sobre o Circo Zanni
Exibição do documentário So(bre) a Lona e bate papo com os integrantes do Circo Zanni
Dia 4 de agosto, quinta-feira, às 19h
Duração: 75 minutos
Projeto integra a Mostra Funarte de Festivais 2016