Funarte distribui kits culturais para a imprensa durante Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Kit cultural Funarte - Divulgação

Com o objetivo de difundir a memória das artes brasileiras junto à imprensa, a Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do seu Centro de Programas Integrados (Cepin), irá distribuir um kit cultural, durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Na coleção, estão produtos que remetem à valorização de nossa cultura, através de vídeos, músicas, imagens e desenhos pertencentes ao acervo da instituição. Vale lembrar que as coleções da Funarte são abertas ao público que deseje pesquisar sobre qualquer assunto relacionado à arte.

O conjunto inclui dois DVDs triplos com temas e personagens que marcaram a história da cultura brasileira, como o Projeto Pixinguinha, a atriz Dulcina de Moraes e o dramaturgo Augusto Boal; um CD em homenagem ao poeta Mário de Andrade; dois pen drives, contendo um deles vídeo sobre a Escola Nacional de Circo; bloco de anotações com caneta e post-it; e uma garrafa squeeze ( 500 ml). Os itens estão acondicionados em bolsa estilizada por desenhos do cenógrafo Pernambuco de Oliveira, cujo acervo pertence ao Centro de Documentação e Informação da entidade, o Cedoc – Funarte.

Os DVDs trazem versões legendadas e acessíveis de vídeos produzidos pela Fundação a partir do acervo do Cedoc. A novidade é que, em um dos DVDs, os vídeos poderão ser assistidos com legendas em inglês, francês e espanhol. O outro oferece mecanismos de acessibilidade: áudio-descrição, legendas Closed Caption em português e interpretação na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Já o CD Mário 300 – 350, produzido pelo Centro da Música da Funarte, contém a versão digital de um álbum duplo, lançado pela instituição em 1983, em homenagem ao escritor, poeta e pesquisador modernista Mário de Andrade.

Os kits culturais serão distribuídos à imprensa, nos eventos que irão acontecer durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.