Cias. Divina Comédia e Papa Vento, de teatro de bonecos, chegam ao Teatro Duse, em Santa Teresa, no Rio

Montagem "Bonecos de Pau" - Foto: Alexandre Mendez

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta, na próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, duas sessões da montagem Bonecos de Pau, da Cia. Divina Comédia, do Rio Grande do Sul (RS), no Teatro Duse – Casa Funarte Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa, Rio. A primeira apresentação é destinada a crianças, estudantes e moradores da localidade, às 10h. No mesmo dia, haverá sessão aberta ao público, às 15h. Já no sábado (22) e domingo (23), às 11h, a Cia. Papa Vento apresenta o espetáculo A história de Nemo. Na quinta, dia 27 de outubro, às 15h, e sábado (29), às 11h, será reapresentada a montagem Bonecos de Pau. Toda a programação é gratuita.

O espetáculo Bonecos de Pau é dividido em pequenas histórias e tem indicação para pessoas de todas as idades. A montagem utiliza linguagem não-verbal, possibilitando sua compreensão, inclusive, por crianças pequenas e sem alfabetização. O humor é a tônica principal da peça que trata de assuntos de interesse social como, por exemplo, a defesa do meio ambiente. Todos os bonecos, que medem em torno de 25 centímetros, foram confeccionados de modo a interagirem com o público, como chorar, piscar os olhos e mexer a boca.

O trabalho da Cia. Divina Comédia já foi apresentado em países como Tunísia e México e se caracteriza pela versatilidade, independentemente do espaço físico ou deslocamento. O grupo se utiliza das técnicas de bonecos de vara com expressões de carrancas, o que confere aos personagens movimentos rápidos e bruscos. A brincadeira possui cenas típicas do teatro de bonecos popular. Os temas do cotidiano incluem comédia, aventura, romance, comédia adulta, drama, tragédia, tragicomédia e questões ecológicas.

A montagem A história de Nemo, da Cia. Papa Vento, conta a aventura de Nemo, Dory e Bruce. Um bando de amigos está brincando de Caça ao Tesouro no fundo do mar. Bruce, o Tubarão, ao pensar que não foi convidado, resolve prender todos os animais em uma armadilha pra acabar com a brincadeira. É aí que Nemo consegue salvar seus amigos das “garras” de Bruce e o prende no mesmo lugar. Nessa hora, o Tubarão percebe que não é legal ficar preso e os personagens o convidam para brincar e todos terminam amigos. A direção é de Cristiane Lacerda e a manipulação dos bonecos fica por conta dos artistas Julia Lacerda e Romulo Macedo.

Serviço:

Espetáculo Bonecos de Pau, da Cia. Divina Comédia
Dia 21 de outubro (sexta), às 10h e às 15h
Dia 27 de outubro (quinta), às 15h
Dia 29 de outubro (sábado), às 11h

Espetáculo A história de Nemo, da Cia. Papa Vento
Dias 22 e 23 de outubro, às 11h

Entrada gratuita

Teatro Duse – Casa Funarte Paschoal Carlos Magno
Rua Hermenegildo de Barros, 161
Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 3233 1306

Mais informações
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Centro de Artes Cênicas
ceacen@funarte.gov.br