O Dia Nacional do Circo presta homenagem ao nascimento do inesquecível Palhaço Piolin. Abelardo Silva, seu nome de batismo, era filho de circenses e cresceu no picadeiro, iniciando sua carreira fazendo contorcionismos e acrobacias. Piolin participou de vários espetáculos e ganhou esse apelido de artistas espanhóis por ser muito magro, ter pernas compridas e lembrar um barbante (piolin na língua espanhola). A fama do palhaço correu mundo ao receber homenagens como exemplo de Artista Popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, em 1922.
O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 e marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. O teatro é uma arte milenar e desde a antiguidade foi usado como forma de expressar e divulgar a cultura dos diferentes povos. Os gêneros teatrais mais conhecidos são: a farsa, a tragédia, a tragicomédia, a comédia, teatro de bonecos, a revista e o teatro infantil, dentre outros.
No picadeiro são realizados shows com palhaços, acrobatas, equilibristas, contorcionistas, mágicos, etc. Esses profissionais das lonas, trupes e grupos transformam proeza e ousadia em um espetáculo inigualável. Já os que atuam no teatro, nesta arte considerada efêmera (passageira, transitória, de curta duração) se colocam em frente do público, numa troca de experiências. Um dos objetivos é fazer o espectador refletir sobre a sua existência, seja através da tragédia, do drama ou da comédia. As duas artes: teatro e circo costumam andar juntas – uma complementando a outra.
Na área circense, a Funarte atua em duas frentes: por meio da Coordenação de Circo, responsável pela elaboração das políticas de fomento à produção, difusão e documentação; e da Escola Nacional de Circo (ENC), instituição de ensino que oferece cursos regulares de formação e reciclagem de artistas.
Segundo Carlos Eugênio Vianna, diretor da Escola Nacional de Circo (ENC), o circo é um local de encontro e transformação. “O circo proporciona encontro de pessoas que conseguem transformar o risco numa manifestação artística. Celebrar o Dia Nacional do Circo é celebrar a vida e capacidade humana de ultrapassar os seus próprios limites. Como parte da Funarte, a Escola Nacional de Circo tem sido há 35 anos a referência na formação em Circo no Brasil, possibilitando que gerações de novos artistas, enfrentando risco pessoal e artístico, ultrapassassem barreiras para unir a tradição circense a novas possibilidades na criação circense”, ressalta Carlos.
Na área teatral, a instituição desenvolve políticas de fomento à produção, circulação, ampla atividade cultural de excelência, impulsionando a cadeia produtiva do setor, por meio de atividades a serem realizadas em cada espaço cultural, que têm como responsáveis o Centro de Artes Cênicas e a Coordenação de Teatro.