Exposições da Funarte Brasília ganham catálogos

Capas: 'Poema 193' e 'Monumento'

Neste sábado, dia 1º de abril, véspera de encerramento das exposições Monumento e Poema 193 no Complexo Cultural Funarte Brasília, artistas e curadores têm encontro marcado com o público para visita guiada, bate-papo e lançamento dos catálogos das duas mostras. Elas foram contempladas com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Atos Visuais Funarte Brasília 2015. A visitação é gratuita.

A primeira etapa do roteiro será uma visita à intervenção urbana Monumento, de Ismael Monticelli (RS) e dos irmãos Adriano e Fernando Guimarães, instalada na Marquise e no entorno do Complexo Cultural Funarte Brasília. As curadoras Marília Panitz e Daniela Name, ao lado de pelo menos um dos artistas, conduzem o percurso e comentam o trabalho.

Às 18h, o artista Diego de Santos (CE) e a curadora Yana Tamayo recebem o público na Galeria Fayga Ostrower do Complexo Cultural para uma roda de conversa sobre a exposição Poema 193, exibida no local.

Os catálogos das duas mostras serão distribuídos gratuitamente no encerramento do evento, às 19h.
Poema 193 e Monumento ocupam o Complexo Cultural Funarte Brasília desde 6 de fevereiro.

Monumento
Assinada pelos irmãos Adriano e Fernando Guimarães (DF) e pelo jovem artista Ismael Monticelli (RS), a intervenção urbana Monumento traz à tona a falência de ideais preconizados pelas sociedades modernas como geradores de progresso. A intervenção questiona o desenvolvimento da indústria automobilística no país e a própria criação de Brasília, 54 anos atrás. Para este trabalho, que tem curadoria de Daniela Name (RJ) e Marília Panitz (DF), Ismael Monticelli e os irmãos Guimarães escolheram como matéria-prima a terra bruta e restos de veículos acidentados.

Instalação de Adriano Guimarães, Fernando Guimarães e Ismael Monticelli questiona utopias da modernidade. Foto: divulgação

Poema 193
Exibida na Galeria Fayga Ostrower, Poema 193, é uma criação do artista plástico cearense Diego de Santos, também vencedor do conceituado Prêmio PIPA Online Popular, em 2014. Com fotos, desenhos e vídeos, Diego de Santos realiza uma construção poética onde a ideia de moradia se assimila, em seus desdobramentos, tanto à de lares em sua intimidade como à dos conflitos sociais desencadeados pela falta de teto. O artista confronta elementos como a concha, o fogo, a fuligem e a ação do tempo para provocar um leque de leituras estéticas e sensoriais.

Prêmio Funarte Arte Contemporânea – Atos Visuais 2015

Exposições: Monumento e Poema 193

Lançamento de catálogos, visita guiada e bate-papo
Dia 1º de abril | Sábado, às 17h
Duração: 120min | Classificação etária: livre

Entrada franca

Visitação
Até 2 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação etária: livre
Gratuita

O Complexo Cultural Funarte Brasília fica no Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções.