O Teatro Dulcina, espaço da Funarte no Centro do Rio de Janeiro, recebe, no período de 13 de maio a 4 de junho, o espetáculo Antígona, segunda montagem do projeto Clássicos do Teatro, da companhia Teatro de Roda, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2006. O espetáculo é apresentado aos sábados e domingos, às 16h.
Uma das primeiras referências do teatro ocidental, Antígona, do grego Sófocles, tem direção do aplaudido idealizador e gestor do grupo, Mariozinho Telles, falecido no dia 26 de março deste ano.
O Teatro de Roda destaca que a ação de Antígona estabelece um confronto entre os ideais básicos de uma sociedade: os interesses do Estado e as questões pessoais e familiares, o impasse do conflito entre o indivíduo e o poder. A companhia acrescenta que a peça apresenta essa questão. E que, no enredo, fatos recaem sobre o indivíduo e se refletem no Estado, até que se chegue a um desfecho. “As tradições religiosas e as atualidades políticas estabelecem um insolúvel conflito entre presente, passado e futuro que a humanidade busca resolver algum dia”, dizem os artistas.
O grupo ressalta que Antígona tem sido alvo de contínuos estudos de todos os tipos, referência para teses multidisciplinares, e até para a criação de leis e para a estratégia política na guerra.
Mariozinho Telles – “in memoriam”
Considerado brilhante pela comunidade teatral, o diretor e idealizador do Teatro de Roda faleceu no dia 26 de março de 2017. “Ele deixou um vácuo no coração do teatro carioca, a ser preenchido pela vividez de sua obra artística, que segue pulsante nas veias dos atores de sua companhia, atualmente sob direção de Maria Rita Rezende – sua companheira de vida e de palco – a quem coube a nobre missão de garantir que o show não pode parar”, destaca o grupo. Acesse aqui a nota de homenagem póstuma da Funarte ao diretor.
O projeto Clássicos do Teatro
A proposta contemplada pela Funarte tem como alvo proporcionar ao público a iniciação artística, filosófica e cultural e o desenvolvimento nessas áreas, através do estudo cênico, montagem e apresentação das obras do teatro universal, além da construção de um repertório de espetáculos. “Vivenciando a sabedoria contida em seus volumes, ensinamentos básicos da formação e do desenvolvimento da humanidade, o projeto cria acesso aos valores contidos na ação de seus personagens e às tramas que tecem as relações da nossa sociedade, através das atividades do curso de interpretação e da encenação… além da construção de um repertório de espetáculos”, dizem os realizadores.
“Nos textos clássicos, tanto se tem descoberto e interpretado quanto há por ser feito e inventado, à luz de cada época em que são revisitados; e têm a sua mensagem consolidada através dos séculos, imprimindo, subsidiando e provocando a evolução do pensamento, o desenvolvimento humano. A atualidade encontrada na problemática de muitos dos seus enredos desafia o sentido da evolução de uma sociedade que celebra a sua era tecnológica”, conclui o Teatro de Roda.
Sobre o Teatro de Roda
O desempenho do grupo se realiza sobre a linguagem do teatro de roda, desenvolvida por Mariozinho Telles, com a participação de cinco gerações de atores do Rio de Janeiro, a partir de 1983. Essa expressão artística reúne dramaturgia e encenação a outras artes como música, dança e poesia; além de jogos, brincadeiras e outras manifestações populares. A elaboração de texto e interpretação, nessa linguagem desenvolve-se a partir de histórias e cantos dos personagens dessa cultura brasileira, através de várias peças, já apresentadas ou em elaboração.
Antigona
Texto: Sófocles
Direção: Mariozinho Telles
De 13 de maio a 4 de junho, sábados e domingos, às 16h
Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro
Telefone: (21) 2240 4879
Ingressos: R$ 40. Meia-entrada: R$ 20
Duração: 60 min
Classificação etária: 10 anos
Elenco: Guilherme Salvador, Roberta Mancuso, Carlos Lima, João Maia, Lenilson de Mello, Luciana Albertin, Karina Diniz e Maria Rita Rezende
Realização: Teatro de Roda
Espetáculo integrante do projeto Clássicos do Teatro, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2006
Mais informações: https://www.facebook.com/teatroderoda