Dias 17 e 18 de maio, quarta e quinta-feira, o Teatro Glauce Rocha – Centro do Rio de Janeiro –, espaço da Fundação Nacional de Artes, recebe o espetáculo Cora dentro de mim – Plantando roseiras & fazendo doces. O projeto, que leva ao palco os pensamentos da poetisa e contista goiana Cora Coralina (1889 – 1985), foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.
Com um doce preparado durante a encenação e, logo após, degustado pela plateia, o monólogo poético musical foi construído sobre trechos de poemas da escritora e doceira, selecionados por Lília Diniz. Ela, que interpreta a personagem e prepara o doce, também escolheu as músicas. A montagem já foi assistida por mais de dez mil pessoas, em seus 17 anos de trajetória.
Em Cora dentro de mim – Plantando roseiras & fazendo doces, pensamentos da artista são unidos e associados por meio de seus versos e contos. A peça remete o público à cozinha de Cora, na velha Cidade de Goiás, município que batizou o estado, onde ela nasceu. “O espetáculo promove um estímulo aos sentidos e às memórias, conduzindo o público à casa da infância, com cheiro da comida da avó, o perfume da tia, o aconchego do colo do avô, como se ouvindo histórias de seus familiares, ao redor do fogão à lenha, enquanto o doce de banana é feito em cena… A encenação é permeada de encantamento e delicadezas”, explica a atriz maranhense Lília Diniz. Ela comenta que Cora é considerada por muitos especialistas uma mulher forte e libertária, e que, mesmo sem saber, empunhava a bandeira de gênero com profunda intensidade.
Essas apresentações encerram a circulação patrocinada pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), através do seu Fundo de Apoio a Cultura.
Cora dentro de mim – Plantando roseiras & fazendo doces
17 e 18 de maio de 2017, quarta e quinta-feira, às 19h30
Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 – Centro
Espaço da Funarte
Ingressos: R$ 20 e R$10 (meia entrada)
Classificação indicativa: 14 anos
Patrocínio: Secretaria de Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) – Fundo de Apoio a Cultura
Espetáculo contemplado no edital do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014
Ficha técnica/artística
Gênero: Monólogo poético musical
Duração: 70 minutos
Direção: Lília Diniz
Seleção de Poemas, Músicas e Interpretação: Lília Diniz
Direção Musical: Léo Terra Oliveira e Maísa Arantes de Amorim
Músicos: Léo Terra Oliveira e Maísa Arantes de Amorim
Iluminação: Edvaldo Alves. Cenografia e Figurino: Miguel Mariano Mariano e Lília Diniz. Produtora Executiva: Suene Karim. Produção Local (Rio de Janeiro): Dani Fernandes. Assessoria de Imprensa: Keyane Dias e Marcos Linhares. Fotografia: Alice Maria Photography. Registro Audiovisual: Cinese Filmes (Leonardo Monteiro). Identidade Visual: Nara oliveira. Redes Sociais e Designer gráfico: Valéria Amor-in e Alice Maria Diniz
Mais informações: https://www.facebook.com/coradentrodemim/
Assista a vídeos do espetáculo, abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=rrQORBg5HZw
https://www.youtube.com/watch?v=ZLzjj3TnPYQ
https://www.youtube.com/watch?v=KCtI4PSpljU