Fundação Nacional de Artes
A Escola Nacional de Circo (ENC), localizada na Praça da Bandeira, área Central do Rio de Janeiro, passa a chamar-se Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha. A iniciativa do presidente da Fundação Nacional de Artes, Stepan Nercessian, publicada em Boletim Interno, em 17 de maio último, homenageia Luiz Olimecha, artista circense e um dos fundadores da ENC, junto com Orlando Miranda.
Sobre Luiz Olimecha
Artista de circo, ator, autor e diretor, Luiz Olimecha (1942 – 2017) foi, ao lado de Orlando Miranda, um dos criadores da Escola Nacional de Circo. Em 1982, ao reunir vários profissionais com grande experiência na área, Olimecha fundou a ENC, com o objetivo de preservar a tradição da Arte Circense por meio de seu ensino regular e sistêmico, criando um espaço cultural legítimo, aberto à reflexão e à experimentação. Luiz Olimecha foi seu primeiro diretor.
Sob sua gestão, inúmeros circenses ali formados ganharam projeção dentro e fora do país, ao serem contratados pelos melhores circos do mundo. Outros, que permaneceram em terras brasileiras, também ganharam notoriedade ao criarem grupos e trupes circenses que, ainda hoje, circulam pelo país e são apontados como referência de qualidade e criatividade. Luiz Olimecha faleceu em 15 de maio passado, aos 75 anos.