O município de Itajaí, em Santa Catarina, está sediando o projeto Instantes de Passagem – Sexteto Lambe-Lambe . O objetivo do programa é a criação de um sexteto internacional de caixas de teatro lambe-lambe, com miniaturas. O tema principal é o momento da morte. A proposta foi contemplada na categoria Coprodução de espetáculos, no processo seletivo do Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena), representado no Brasil pela Fundação Nacional de Artes – Funarte.
Com o apoio da Fundação e da Itajaí Criativa Residência Artística, as companhias Mestre Lunas (Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil) estão reunidas desde o dia 10 de julho, para finalizar a montagem do sexteto que tem estreia prevista para o dia 8 de agosto, às 15h, no Calçadão Hercílio Luz, em Itajaí (SC).
O Iberescena tem o intuito de promover a construção de um espaço cênico ibero-americano, incentivando trocas e intercâmbios artísticos entre os países-membros. Compõem o Fundo: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Todos colaboram em conjunto com a Secretaria Geral Ibero-americana e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Saiba mais sobre o Iberescena aqui.
Sobre o teatro lambe-lambe e o projeto
O teatro lambe-lambe foi criado pelas brasileiras Ismine Lima e Denise di Santos, no final da década de 1980. A primeira caixa teatral retratava o instante do parto – um momento tão íntimo que só poderia ser visto por uma pessoa de cada vez. Assim, como o nascimento, a morte é uma ocasião sagrada e reservada e que faz juz à estética do teatro lambe-lambe: não ser apresentado para uma multidão, mas para uma pessoa por vez.
Instantes de Passagem é um conjunto de seis caixas, que trata do instante da passagem da vida para a morte – esse momento privativo e peculiar do último suspiro, em que a vida orgânica cessa. Cada caixa do sexteto trará uma abordagem diferente e particular para esse tema universal. São narrativas inspiradas em histórias íntimas do contato com o instante da passagem de cada caixeiro, contadas em segredo para uma pessoa por vez. Luciano Bugmann, Claudia Rojas Lara, Gabriela Céspedes, Sandra Coelho, João Freitas e Leandro Maman fazem parte da concepção do projeto e também atuam no espetáculo.
Serviço
Projeto Instantes de Passagem – Sexteto Lambe-Lambe
Data e horário: terça-feira, 8 de agosto, às 15h, durante o evento Provocações urbanas
Local: Calçadão Hercílio Luz, Itajaí – Santa Catarina (SC)
Ficha técnica
Companhias: Mestre Lunas (Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil)
Criação e elenco: Luciano Bugmann, Claudia Rojas Lara, Gabriela Céspedes, Sandra Coelho, João Freitas e Leandro Maman
Direção de dramaturgia: Luciano Bugman. Direção geral: Leandro Maman. Trilha sonora: Emilio Juarez. Assessoria antropológica: Daniela Núñez. Assessoria cenográfica: Gabriela Bizon. Produção executiva: Sandra Coelho
Projeto contemplado no processo seletivo do Iberescena – Categoria Coprodução de espetáculos