Descrição
Orientador: Adriana Giarola Kayama||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Performance: ação, atividade, tudo o que se pode executar; arte tornada ação corporal efêmera; agir em si mesmo, autoconsciência; arte cuja ferramenta é a figura do artista; presença. Performance é uma palavra polissêmica; permeia as Artes, as Ciências Sociais, a Psicologia, a Filosofia. E na música, o que dizemos que a performance é; criação ou reprodução? Esta pesquisa autoetnográfica com escrita performativa se concentra na investigação sobre este campo, a Performance Musical, a partir de experiências em primeira pessoa e dos diálogos com outros sujeitos desse campo em minhas vivências ao longo dos últimos anos como artista e artista-educadora. Este trabalho tem por objetivo uma abertura a reflexões sobre a Performance na Música sob pontos de vista diversos e sobre as possibilidades de criação artística em diálogo com outras linguagens. Este é um trabalho aberto a interpretações||Abstract: Performance: action, activity, everything you can do; art becoming ephemeral body action; act on yourself, self-awareness; art whose tool is the artist himself; presence. Performance is a polysemic word; it permeates the Arts, Social Sciences, Psychology, Philosophy. But in music, what do we say performance is, creation or reproduction? This autoethnography inquiry with a performative writing focuses on investigation over this field, Musical Performance, from first-person experiences and also the dialogues with other subjects in this field in my experiences over the past few years as an artist and educating artist. The purpose of this investigation is the opening to reflections about performance in music from diferent points of view and about the possibilities of artistic creation in dialogue with other languages. This inquiry is open to interpretation||Doutorado||Música, Teoria, Criação e Prática||Doutora em Música