Dicionário técnico da fotografia clássica - Sobre o Autor

Pedro Karp Vasquez é formado em Cinema pela Université de La Sorbonne, em 1978, e Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense, em 1999. Fotógrafo, pesquisador, curador, crítico, professor e poeta, foi diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói, RJ, e autor de 26 livros entre os quais: Dom Pedro II e a Fotografia no Brasil; Fotógrafos Alemães no Brasil do Século XIX; o Brasil na Fotografia Oitocentista; Fotografia: Reflexos & Reflexões; Mestres da Fotografia no Brasil e, mais recentemente O Uso Criativo de Acervos Fotográficos.

Na década de 1980, foi responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia (INFoto) da Funarte e pelo Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. No INFoto/Funarte, dirige o instituto de 1982 a 1986, período em que nasce o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica, braço técnico do Programa Nacional de Preservação e Pesquisa da Fotografia.

Recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte, em 1996, e a Bolsa Vitae de Fotografia, em 1998. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.


Pedro Vasquez por Paula Sampaio Pedro Vasquez por Paula Sampaio