A Fundação Nacional de Artes – Funarte, através de seu Centro da Música, cedeu o Teatro Glauce Rocha para um concerto do festival de música Rio Cello. A apresentação, no dia 10 de agosto, quinta-feira, às 12h30, com ingresso gratuito, terá a voz da soprano Angélica de la Riva, o violoncelo de David Chew (Diretor do programa), Fernanda Canaud ao piano, o violinista Michel Bessler e, à viola, Bernardo Fantini. Na pauta estão obras de Elgar, Mozart, Vivaldi e Villa-Lobos.
O Rio Cello foi criado em 1994, pelo inglês radicado no Brasil David Chew, condecorado pela monarca do Reino Unido, Elizabeth II, por “bons serviços prestados à música no Brasil”. No festival, virtuoses dos mais diversos instrumentos, bailarinos e artistas plásticos, vindos de todas as partes do mundo, realizam oficinas e concertos gratuitos, em diversos pontos do Rio de Janeiro e de outras cidades do estado (Cabo Frio, e Volta Redonda, por exemplo), sempre tendo o violoncelo como elemento principal.
Desde sua primeira edição, o Rio Cello já promoveu mais de 750 apresentações e 600 horas de workshops. Todas essas atividades já reuniram cerca de seis mil músicos, além de 600 estudantes da área, a maioria composta por jovens. As apresentações somam um público estimado em 350 mil pessoas. Desde sua criação, o encontro sempre apresenta muitas novas atrações, todas com entrada franca.
“Pretendemos estreitar essa colaboração com o Rio Cello e formalizar uma parceria com o festival no ano que vem”, comenta o diretor do Centro da Música da Funarte, Marcos Souza. Os organizadores do programa comemoram seu sucesso: “A cada ano conseguimos atingir um público maior e mais diversificado e estar presente em diversas comunidades carentes, onde acreditamos poder mudar, através da educação musical, a vida destas crianças. Mantendo a excelência e a versatilidade do festival, atingimos todos os públicos”.
Considerado um dos maiores eventos de música de concerto do Brasil, o festival acontece em teatros, centros culturais, igrejas, museus e parques e traz à capital fluminense apresentações únicas de artistas da Alemanha, Argentina, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Inglaterra, Noruega, Rússia e Venezuela.
Interação com outras artes
Faz parte do projeto do Rio Cello a integração da música com outras artes, em ações ligadas a várias linguagens. Uma delas é o Cello Dance, que sempre reuniu músicos e bailarinos de alto nível técnico e artístico. Ele completa 11 anos em 2017 e, nesta edição, vai expor fotos de sua trajetória. O Cello Dance e O Encontro Internacional de Violoncelos ganham força a cada edição. Seus realizadores prometem, mais uma vez, que os eventos serão “uma grande celebração da diversidade artística entre os povos”.
O Cello Tinta, que leva as artes plásticas à programação, estará de volta este ano, com muitas novidades nessa área, além de atividades com crianças – sempre tendo o violoncelo como inspiração. Já no Cello Parade serão expostas esculturas de metal, com intervenções de diferentes artistas.
Apresentação do Rio Cello no Teatro Glauce Rocha – Funarte
Angélica de la Riva – Soprano
Fernanda Canaud – Piano
Michel Bessler – Violino
David Chew – Cello
Bernardo Fantini – Viola
10 de agosto, quinta-feira, às 12h30
Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cultura
Entrada franca
Mais informações sobre o Rio Cello : http://riocello.com/site_2017
Mais informações sobre programação musical da Funarte
Centro da Música: cemus@funarte.gov.br