A Marquise do Complexo Cultural Funarte e o Instituto Federal de Brasília (IFB) serão palco, em agosto, da 10ª edição do Cultdance, um projeto de exibição de espetáculos e compartilhamento de pesquisas em espaços não tradicionais ao circuito da dança contemporânea.
A programação, selecionada por convocatória nacional e internacional, reúne trabalhos de cinco países (Bélgica, Berlim, Bolívia, Espanha e Portugal) e sete estados brasileiros (BA, DF, GO, PA, PE, RJ, SP).
O evento começa na Marquise da Funarte, sábado e domingo (19 e 20), com performance, solos e duos ao vivo, além da exibição de vídeos. Já na segunda-feira (21), um encontro de criadores de videodança do Distrito Federal encerra a programação, no auditório do IFB.
Criado pela coreógrafa, diretora e videodance maker Laura Virgínia, em 2005, o Cultdance teve inicialmente duas edições: uma para espetáculos solo (Solos na sala), outra para duos (Duos na sala).
A partir de 2011, o projeto abraça um terceiro formato, o Dança para tela, uma resposta à disposição dos participantes em trocar experiências e pesquisas sobre processos criativos. A nova divisão, que mereceu ser contemplada com a Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas 2010, agregou ao projeto mostra, residência artística, criação, palestras e curso de extensão em videodança.
Com o reforço curatorial de Cleani Calazans e Luísa Lemos a partir de 2014, a iniciativa quer, de acordo com seus organizadores, promover “ações-pensamentos sobre nosso mundo contemporâneo”. Questões sociais, políticas e de identidade passam pelas apresentações e reflexões sobre dança contemporânea que o projeto exibe.
SERVIÇO
Projeto Cultdance – 10ª edição
Dias 19 e 20 de agosto | Sábado e domingo, das 19h às 23h – Complexo Cultural Funarte Brasília
Dia 21 de agosto | Segunda, das 9h às 12h – Instituto Federal de Brasília
Curadoria, programação e produção: Cleani Marques Calazans, Laura Virgínia e Luísa Lemos | Fotografia: Nytiama Macrini
Classificação etária: livre
Entrada franca