Projeto de dança clássica da Funarte empolga o público

Dom Quixote. Débora Ribeiro e Ivan Franco. Foto: S. Castellano

A Fundação nacional de Artes – Funarte lotou a plateia do Teatro Cacilda Becker – seu espaço de dança no Rio de Janeiro –, no dia 16 de agosto, quarta-feira, na estreia, com entrada franca, do projeto Dança às 12h30. O programa, de balé clássico, tem curadoria de Ana Botafogo e Cecília Kerche, diretoras do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A programação, sempre gratuita, fica em cartaz de quarta a sexta-feira. Ela é realizada através do Centro de Artes Cênicas da Funarte.

Os bailarinos Deborah Ribeiro, Edifranc Alves, Ivan Franco, Juliana Valdão, Paulo Muniz e Rachel Ribeiro (fora de ordem). Foto: S. Castellano

Seis bailarinos do balé do Theatro Municipal interpretaram trechos de quatro obras famosas, como O Corsário (Adolphe Adam) e Sheherazade (Nicolai Rimsky-Korsakov), e um grand finale, coreografado pelas curadoras. Tudo isso emocionou e até empolgou o público, que reuniu pessoas de todas as idades, aplaudindo de pé. Com duração de 50 minutos, o espetáculo de estreia, que fica em cartaz em agosto, é assinado por coreógrafos também integrantes do Corpo de Baile do TMRJ.

O diretor do Ceacen - Funarte, Ginaldo de Souza, e as diretoras do Corpo de Baile do Theatro Municipal, Ana Botafogo e Cecilia Kerche. Foto: S. Castellano

As peças apresentadas retrataram diferentes estilos de obras clássicas, com figurinos estilizados, lembrando roupas típicas, da Rússia ao oriente médio, além de tradicionais trajes de obras – um colorido visual diferenciado para as apresentações.

A estreia contou com a presença do presidente da Funarte, Stepan Nercessian; do diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação, Ginaldo de Souza; da servidora da Coordenação de Dança da Funarte, Eva Miranda, representando o coordenador, Fabiano Carneiro; do coordenador de teatro, Oscar Gonçalves, da coordenadora de equipamentos culturais, Heloísa Vinadé e da coordenadora de comunicação, Camilla Pereira, entre outros servidores da Funarte.

O Teatro Cacilda Becker é consagrado a espetáculos, oficinas e outras atividades ligadas à dança.

O objetivo do Dança às 12h30 é democratizar o acesso às artes, contemplando o público que circula no entorno do teatro, no Largo do Machado, Zona Sul, no horário do almoço. O público deve retirar as senhas para a entrada na bilheteria do teatro, uma hora antes dos espetáculos.

Balé para todos, um objetivo

“A ideia da Funarte gerou um bom casamento entre esse espaço, dedicado à dança, e o corpo de Baile do Theatro Municipal – que, nesse momento, tem espaço na agenda”, elogia Ana Botafogo. “O Dança às 12h30 é uma alegria para eles, já que, com o projeto, e podem mostrar sua arte (já que ficaram tanto tempo sem poder fazer isso no Municipal). Tivemos uma estreia muito boa! O público veio, o que nos deu muita alegria. Afinal o que os bailarinos querem é poder mostrar sua arte ao maior número de pessoas”, diz. Ana botafogo acrescenta que o intuito desse projeto é exatamente aproximar um público novo do balé clássico. “Hoje trouxemos trechos do repertório clássico exatamente para iniciar essa plateia que, em geral, é leiga em dança. Acho que muitas pessoas aqui nunca haviam assistido balé clássico. Muitos devem ter vindo em seus horários de almoço. Havia ainda muitos estudantes de balé. O Teatro Cacilda Becker tem tradição de receber grupos de dança contemporânea e experimentais. Mas é muito bom que agora a dança clássica esteja representada aqui. Quem sabe agora isso não vai puxar muitas outras temporadas, com outros grupos e bailarinos, também de dança clássica. Isso vai enriquecer a todos nós. E pode ser um excelente instrumento de ensino para as escolas de dança, que poderão trazer seus alunos para conhecerem ao vivo peças tradicionais. E nesse palco, tão perto dos bailarinos”, conclui a bailarina.

O elenco dessa primeira montagem é composto por: Deborah Ribeiro, Edifranc Alves, Ivan Franco, Juliana Valdão, Paulo Muniz e Rachel Ribeiro.

O presidente da Funarte, Stepan Nercessian, destaca que o espetáculo emocionou demais a ele e a todo o público. “Com programas como esse, a Funarte cumpre sua missão de oferecer ao público arte de qualidade em seus espaços. Afinal, essa é a missão dos teatros, salas e galerias da instituição”, comemora o dirigente.

A estreia teve ampla cobertura da imprensa, especialmente de TV, com matérias em telejornais de várias emissoras, além de notícias em jornais impressos e online.

Sobre Ana Botafogo
Diretora do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – função que divide com Cecília Kerche –, a bailarina carioca Ana Botafogo começou a estudar aos sete anos de idade. Aos onze anos, já dançava no palco do TMRJ nas apresentações de final de ano da academia que frequentava. Começou sua carreira profissional na França, no Ballet de Marselha. Também frequentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França), e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra). Sua estreia no Municipal com o balé Coppélia lhe valeu convites internacionais. Como primeira-bailarina do TMRJ, dançou, entre os clássicos do balé, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, La Sylphide, Dom Quixote, La Bayadéré, O Lago dos Cisnes Onegin. Como convidada de outras companhias do exterior, já dançou com a Saddler’s Wells Royal Ballet, de Londres, o Ballet Nacional de Cuba, o Ballet Nacional de Venezuela e o Ballet del’Opera – Roma (Itália), entre outras. Entre os principais partners de Ana Botafogo estão Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Julio Bocca, Stephen Jefferies, Lazaro Carreño, Alexander Godunov e Richard Cragun. Além de suas atividades à frente do Corpo de Baile do Theatro Municipal, Ana Botafogo desenvolve outros projetos pelo país. Também participa em atrações na televisão, veículo no qual estreou como atriz em 2006, em Páginas da Vida, novela de Manoel Carlos, na Rede Globo, interpretando uma ex-bailarina.

Sobre Cecilia Kerche
A bailarina paulista Cecilia Kerche iniciou seus estudos em dança aos oito anos, na Escola Municipal de Ballet de Osasco (SP). Aos 14 anos, recebeu bolsa de estudos para o Centro Internacional de Danças Halinda Biernacka, em São Paulo. Em 1982, ingressou no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do qual passou a ser a principal bailarina em 1986. Seu vasto repertório inclui versões dos mais importantes clássicos, tendo sido aclamada por Nathalia Makarova como a melhor intérprete de Odette/Odile em O Lago dos Cisnes. Cecília Kerche já se apresentou no Ballet Nacional Chileno, Ballet Nacional de Cuba,Teatro Colón (Argentina), assim como em companhias na Rússia e Estados Unidos. No English National Ballet, atuou como Senior Principal Resident Guest Artist, dançando em turnês pela Coréia e Inglaterra. Entre seus partners estão importantes nomes da dança, como Igor Zelensky (Kirov Ballet), Jorge Veja (Cuba), Maximiliano Guerra (Argentina), Marcelo Misailidis (Brasil), Yuri Kleutsov (Bolshoi), Julio Bocca (American Ballet), entre tantos outros. Recebeu o título de Embaixatriz da Dança, concedido pelo Conselho Brasileiro de Dança. Em 2006, foi convidada pela Unesco para integrar o Conseil International de La Danse (CID) por toda sua trajetória Internacional. Atualmente, Cecília Kerche é diretora do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, juntamente com Ana Botafogo.

Foto: S. Castellano - Funarte

Dança às 12h30
Espetáculo de dança clássica

Apresentação de agosto – Programa*

Novos Ventos
Música: Eric Satie
Coreografia: Roseli Rodrigues
Solistas: Deborah Ribeiro, Edifranc Alves, Ivan Franco

O Corsário
Música: Adolphe Adam
Coreografia: MartiusPetipa
Solistas: Juliana Valdão e Paulo Muniz

Sheherazade
Música: Nicolai Rimsky-Korsakov
Coreografia: Michel Fokine
Solistas: Rachel Ribeiro e Edifranc Alves
Inserção poética de Manoel Francisco: Poema e/ou canções

Czatdas
Música: P. I. Tchaikovsky
Coreografia: Martius Petipa
Solistas: Deborah Ribeiro e Ivan Franco

Grand finale
Música:CesarePugni
Coreografia: Ana Botafogo e Cecília Kerche
Todos os solistas

*O programa de setembro será divulgado oportunamente

Dança às 12h30

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas

Curadoria: Ana Botafogo e Cecília Kerche

Mais informações
Funarte – Ceacen – Coordenação de Dança:
dança@funarte.gov.br

De 16 de agosto a 8 de setembro
Quartas, quintas e sextas, às 12h30
Entrada franca
Duração: 50 minutos
*Distribuição de senhas uma hora antes.

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Largo do Machado – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265 9933

Ficha técnica
Curadoria: Ana Botafogo e Cecília Kerche
Coreografia: Roseli Rodrigues, Martius Petipa, Michel Fokine, Ana Botafogo e Cecília Kerche
Bailarinos: solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro