Espetáculos de dança e teatro e mostra de artes visuais agitam fim de semana na Funarte MG

Neste fim de semana, duas produções que integram o Festival de Teatro Brasileiro (FTB) e a exposição Ação para erguer colinas encerram sua programação na Funarte MG. Com apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte e do Ministério da Cultura, o Festival apresenta duas atrações do Distrito Federal: De Carne e Concreto – Uma Instalação coreográfica, com o Grupo Anti Status Quo Companhia de Dança, e a peça Entre Quartos, do Grupo Tripé. A mostra Ação para erguer colinas, dos artistas Luis Arnaldo e Marcelino Peixoto, contemplada no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015, fica em cartaz até o dia 31 de agosto. Os ingressos de todas as atrações são gratuitos.

De carne e concreto – Uma Instalação coreográfica

Nesta sexta-feira, dia 18, às 19h30, ainda dá tempo de conferir a última apresentação da performance De carne e concreto – Uma Instalação coreográfica, no Galpão 3. O projeto propõe uma reflexão sobre a condição urbana humana atual sob a perspectiva do corpo. Na fronteira entre a performance, as artes visuais e a dança contemporânea, o trabalho da Anti Status Quo Companhia de Dança de Brasília-DF coloca o público diante da questão de vivermos em coletividade e em grande centros urbanos e sob o sistema econômico vigente.

O formato de instalação instaura diferentes maneiras de perceber a obra, propondo uma vivência de arte como experiência. O espaço e o público são partes constituintes da obra, colocando o corpo, o comportamento humano e nossos sistemas de valores no centro das questões dramatúrgicas.

Dia 19 de agosto (sexta-feira, às 19h30)
Duração: 140 minutos
Classificação etária: 18 anos
Ingressos gratuitos – distribuídos 1 hora antes de cada apresentação
Sujeito à lotação do espaço

***

Entre Quartos

Espetáculo "Entre quartos", integrante do Festival
Espetáculo "Entre quartos", integrante do FTB

Neste sábado e domingo, dias 19 e 20, no Galpão 4, o público assiste à peça Entre Quartos. O texto do Grupo Tripé, que encena a montagem, analisa o estilo de vida da juventude atual. A montagem explora a relação entre quatro jovens que decidiram sair de casa e morar juntos. Ao longo do tempo, a convivência deles é abalada por conflitos do dia a dia, e traz questionamentos sobre liberdade, amor e amizade.

Dias 19 e 20 de agosto (sábado, às 20; domingo às 19h)
Local: Funarte MG – Galpão 4
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 14 anos
Ingressos gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada apresentação
Sujeito à lotação do espaço

***

Ação para Erguer Colinas

Exposição 'Ação para erguer colinas' - Foto: Tiago Aguiar e Raquel Abreu

A mostra Ação para Erguer Colinas, composta por duas ações Erguer Colinas e Exílio, fica em cartaz até o dia 31 de agosto, de quarta a domingo, das 14h às 22h. As obras são realizadas a partir da inserção de 80 m³ de areia no Galpão 5 e a distribuição desse material em oito “colinas” (montes). Contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015, a proposta é dos artistas visuais Luis Arnaldo e Marcelino Peixoto.

Após o início do deslocamento das elevações de areia, os artistas começam a segunda ação de desenho. Com lápis grafite – usado em construção –, eles vão desenhar sobre as paredes da galeria, usando como referência projeções fotográficas dos montes que restaram do lado de fora e que ainda serão erguidos no interior do galpão.

***

Leia mais sobre as programações aqui

Local: Funarte MG
Rua Januária 68, Centro – Belo Horizonte, Minas Gerais (MG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *