A oficina Brincando com os Deuses: Teatro de Rua e Improviso faz parte da última etapa do projeto A Bufa Gira, O Mundo Vira da artista e professora Ana Marceliano (Belém/PA), contemplada com a Bolsa Funarte de Formação em Artes Cênicas 2016. Com início na segunda, dia 21, a iniciativa se estende até dia 23, quarta, das 14h30h às 17h, na Sede Luz do Faroeste (Rua do Triunfo,301, Luz), em Belém (PA).
Os três encontros vão trabalhar os seguintes conteúdos: 1. Convívio e cuidado: Noções de Biologia Cultural; 2. O Coletivo: Caos e Harmonia; 3. Improviso e Impressão; 4. Olhar oblíquo; 5.Voz em contraponto. 6. Rua: Brincando com os deuses.
No último dia, haverá um experimento performático no espaço público.
Esta é uma abordagem indisciplinar de preparação do atuante para o teatro de rua, a partir da prática da improvisação, com o intuito de criar espaços de encontro humano na cidade, capazes de produzir saúde, desde o convívio e saber até a experiência. A oficina atravessa noções epistemológicas da biologia cultural de Humberto Maturana e Ximena Dávila, e está inspirada principalmente nas práticas improvisacionais do teatro coreográfico de Enrique Pardo, PANTHEATRE, Paris (FR).
O projeto consiste em vivenciar uma experiência de aprendizado em rede, que atravessa e conecta saberes e culturas distintas, por meio do processo de criação de um Bufão (personagem de farsa, grotesco) em contato com a rua e em convívio com as pessoas que nela estão. Sob a perspectiva do fluxo da rede (movimento de expansão e contração), esta bolsa inicia com a partida de Belém (PA) – expansão, em viagem até Santiago (Chile); do Chile a Thoyras (França); e, após, em movimento de contração – da França a São Paulo (SP) e de São Paulo à Belém (PA). A oficina é, portanto, uma síntese do processo de formação da bolsa, e ainda parte deste mesmo processo.
Sobre Ana Marceliano
Formada pelo curso de Licenciatura plena em teatro da Escola de Teatro e Dança da UFPA, e pelo técnico em ator na mesma instituição, trabalha como atriz, diretora e professora. Membro fundador do Dirigível Coletivo de Teatro, trabalhou como gestora do espaço cultural Casa Dirigível – escola de arte, casa de espetáculos, residência artística e galeria (2013-2016). Hoje, desenvolve de forma colaborativa a pesquisa, experimentação e criação artística, à partir da rotatividade de funções dentro do Coletivo (mecanismo pedagógico de formação continuada dos integrantes enquanto artistas e professores). Trabalha com o teatro de rua, o teatro de invasão, a intervenção urbana, o meta-teatro, a performance e a brincadeira popular, com o foco nas relações humanas, no convívio, no trabalho em coletivo e nas ações em rede.
Serviço:
Brincando com os Deuses:Teatro de Rua e Improviso
Oficina
Dias 22 e 23 (terça e quarta) de agosto, das 14h30 às 17h.
Sede Luz do Faroeste – Rua do Triunfo,301, Luz – Belém (PA)