Funarte promove Encontro de Luthiers, no Rio

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza na terça, 29 de agosto, das 14 às 18h, o Encontro de Luthiers, em sua sede atual, no prédio Teleporto, no Rio de Janeiro (RJ). O evento visa a retomada do projeto que até o ano 2000 formou diversos luthiers em todo o país. O Encontro é uma iniciativa do Centro da Música da Funarte (Cemus) e a mediação é do servidor e luthier Orlando Motta.

Ao reunir os luthiers do Rio de Janeiro, a Funarte quer conhecer as necessidades destes profissionais e, por meio do seu Centro da Música, auxiliá-los nas suas dificuldades. Além disso, essa aproximação vai possibilitar a troca constante de informações para a reunião futura com os profissionais da luteria de todo o Brasil. A partir do próximo ano, a Funarte pretende ampliar esses encontros a todos os Estados da Federação, para a troca de experiências e o fortalecimento de projetos dessa natureza.

O luthier é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais. Originalmente, a luteria era a arte que trabalhava apenas com instrumentos de corda, como o violão, o violino ou o baixo. Hoje, o termo também é usado para denominar os profissionais que trabalham com todos os instrumentos de corda, sopro ou percussão. O luthier constrói, mantém e afina estes instrumentos, devendo conhecer bem as especificidades de cada um deles.

Sobre Orlando Motta

Orlando da Motta Ramos nasceu em 19 de março de 1958 e aos 13 anos iniciou suas atividades de luthier com o maestro luthier e seu pai Guido Pascoli e, desde então, nunca deixou de se dedicar à arte da luteria. Aos 18 anos ingressou na Funarte, com o ofício de maestro luthier, e foi responsável por formar vários profissionais pelo Brasil até o ano 2000. Neste mesmo ano, Motta fez um estágio de aperfeiçoamento (Restauro e confecção de instrumento de cordas moderno e antigo), na cidade de Cremona­, na Itália, com o renomado maestro luthier Claudio Amightti.

Em 2012, participou do curso de luteria no Espírito Santo com o luthier argentino Pablo Farias e com o francês Alessandro Gambarin, ambos da cidade de Cremona. Atualmente, Orlando Motta Ramos desenvolve suas atividades em luteria na construção e restauração artesanal de instrumentos de cordas, como violão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo, e se dedica a ministrar cursos de Montagem e manutenção de instrumento de corda com arco, por todo o Brasil.

Serviço:
Encontro de Luthiers

Terça, 29 de agosto, das 14 às 18h.

Local: Auditório do Prédio Teleporto
Avenida Presidente Vargas, 3131 – 19º andar
Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ)

Informações:

Centro da Música (Cemus)
(21) 2279-8109