‘Circo Mínimo’ traz a Brasília peça infantil de seu repertório

Cenário feito de bambus dá suporte às acrobacias de 'Simbad, o navegante'. Foto: Paulo Barbuto/divulgação

Nos próximos sábado e domingo (26 e 27), a companhia teatral paulista Circo mínimo será a atração do festival Cena contemporânea, no Teatro Plínio Marcos da Funarte Brasília. O grupo reserva às crianças do Distrito Federal duas sessões de seu espetáculo de repertório Simbad, o navegante.

Adaptação livre de uma passagem do clássico As mil e uma noites, o trabalho mescla teatro, contação de histórias, circo e dança, num cenário totalmente formado por hastes de bambu. Com elas e entre acrobacias, dois atores criam mundos, ilhas, barcos, baleias, pássaros gigantescos, tempestades e perigos.

No texto original, dois Simbads – um rico e outro pobre – representam a dualidade do ser humano. No espetáculo, quem conta a história são dois palhaços que, na clássica situação dos artistas mambembes, vão de cidade em cidade disputando entre si a atenção do público.

A dupla de atores – Ronaldo Aguiar e Rodrigo Matheus – tem conhecida carreira circense. Ronaldo é palhaço (Doutores da alegria, Circo roda Brasil), e também dançarino. E Rodrigo, fundador do Circo mínimo, é acrobata célebre por seus trabalhos aéreos.

A direção do espetáculo é de Carla Candiotto, que divide a autoria do texto com o próprio Matheus e com Alexandre Roit. Simbad, o Navegante conquistou, em 2015, ano de sua estreia, uma sucessão de prêmios – dois deles como o melhor espetáculo infantil.

Sobre o Circo mínimo: a companhia foi criada em 1988, por Rodrigo Matheus, com o espetáculo de mesmo nome. Desde então, tem acumulado vários prêmios para peças como Prometeu (1993), eleito melhor espetáculo do Festival de Curitiba de 1996; e Deadly (1997), vencedor do Total theatre awards – People’s choice, melhor espetáculo de Teatro Físico, na opinião do público do Fringe Festival de Edimburgo, Escócia. Em 2003, a companhia montou seu primeiro espetáculo infantil, João e o pé de feijão, dirigido por Carla Candiotto. Simbad é a quarta encenação da companhia especialmente criada para crianças.

SERVIÇO:

Espetáculo Simbad, o navegante

Dias 26 e 27 de agosto | Sábado e domingo, às 17h

Com Ronaldo Aguiar e Rodrigo Matheus | Direção: Carla Candiotto

Duração: 60min | Classificação etária: livre (recomendado para crianças a partir de 5 anos)
Ingressos: R$20 (meia: R$10)

Local: Teatro Plínio Marcos do Complexo Cultural Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília, DF. (Entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *