‘Cheiro de Manga’ faz curtíssima temporada no Teatro Cacilda Becker

Neste fim de semana, de 1º a 3 de setembro, a artista Laura de Castro leva Cheiro de Manga ao palco do Teatro Cacilda Becker para uma experiência única com a plateia. Ela convida o público a fazer uma viagem através dos sons, das cores, dos cheiros e do movimento, criando memória através do imaginário. A montagem é fruto da experiência de Laura durante o período de residência na École des Sables, escola de dança localizada na pequena vila de pescadores Toubab Dialaw, no Senegal.

Cheiro de Manga é uma experiência multilinguística, que traz para a cena a dança contemporânea, os movimentos africanos, o teatro, o canto, a música, e tudo isso misturado à proposta de aguçar todos os sentidos através da manga que é oferecida ao público, as luzes que se apagam para ampliar o som dos tambores, ao cheiro do hibisco misturado com a areia que marca o círculo no chão e faz com que os espectadores fiquem em roda. A roda é uma forma muito utilizada na cultura africana que simboliza a igualdade entre as pessoas, o ciclo sem começo e nem fim, o constante movimento, convidando o espectador a participar, a criar sua viagem até o Senegal.

O espetáculo tem o objetivo de mostrar a pluralidade da arte, contando histórias, vivenciando experiências e redescobrindo os caminhos de terra batida da pequena vila de pescadores e seus arredores. Com duração de 50 minutos e concepção, direção e interpretação de Laura, Cheiro de Manga, fomenta e instiga a curiosidade sobre a cultura africana e seus desdobramentos, mas muito além disso dá ao espectador a oportunidade de construir suas próprias reflexões e sensações a partir das histórias contadas em cena.

O espetáculo surgiu como uma necessidade de Laura transformar em algo palpável a vasta experiência que foi passar dois meses no Senegal. O lugar a fez refletir sobre questões religiosas, ambientais, culturais, raciais e corporais. E, ao voltar para o Brasil, ela percebeu que o entendimento de tudo ia muito além do racional e que o compartilhamento dessas questões através da cena abriria outras janelas. Assim surgiu esse espetáculo que refaz a viagem da artista até Toubab Dialaw e convida o público a viajar também para juntos desbravarem estas questões, possibilitando o surgimento de outras.

Sobre a artista – Laura de Castro é bailarina, com formação na Escola de Dança Primeiro Ato e no Núcleo Artístico, ambas em Belo Horizonte e na Escola Nós da Dança no Rio de Janeiro. Professora de sapateado, preparação corporal para atores e músicos, consciência corporal e técnicas de danças africanas. Atriz, formada em teatro pela escola PUC-Minas, atualmente cursa Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Trabalhou na Cia Teatro Portátil, companhia de teatro de animação. É palhaça e trabalha no programa Enfermaria do Riso. É percussionista, back in vocal e produtora da Foli Griô Orquestra, grupo que mistura a linguagem do Afrobeat com os ritmos tradicionais brasileiros. Em 2015 foi selecionada para um estágio na Ecole des Sables no Senegal, e a partir desta experiência criou o espetáculo Cheiro de manga, que estreou em julho de 2016.

Ficha técnica
Criação e interpretação: Laura de Castro
Consultoria Artística: Rui Moreira
Trilha sonora original: Eduardo Rezende
Voz off: Patrick Acogny
Desenho de som e produção musical: Almir Chiara
Luz: Pedro Struchiner
Operação de luz: Alexandre Figueiredo
Produção: Lazúli Cultura . Jacqueline de Castro
Assistente de Produção: Luciana Lanza

Serviço

Espetáculo de dança Cheiro de Manga
Temporada: 1º a 3 de setembro,  sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada)
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado – Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *