Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha realiza Aula Inaugural

Escola Nacional de Circo - Foto Sebastião Castellano

A Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha realiza na próxima segunda, 11 de setembro, a Aula Inaugural da Turma 2017/2019 do Curso Técnico em Artes Circenses. A abertura será às 10h, pelo presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte Stepan Nercessian. A mesa aberta ao público contará com a professora Suele Lima (IFRJ); o diretor do Centro de Artes Cênicas, Ginaldo Viana; o coordenador da Escola Nacional de Circo, Carlos Vianna e com Junior Perim, do Circo Crescer e Viver, que fará a Conferência Inaugural, cujo tema é a “Reflexão sobre os novos caminhos do circo na contemporaneidade”.

A aula inaugural visa promover a interação entre a Escola e os novos alunos, apresentando o Curso Técnico em Artes Circenses e as regras e procedimentos internos da escola aos novos alunos, além de promover a interação entre os instrutores circenses e a nova turma.

Antes, haverá uma reunião dos alunos com a Coordenação e Divisão Pedagógica da Escola Nacional de Circo e representante do IFRJ, para a apresentação do curso, dos instrutores e monitores circenses e da equipe técnica aos alunos.

Sobre o Curso
O Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo é fruto de cooperação entre a Funarte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Aprovado pela Resolução nº 11 de 2 de abril de 2015 do IFRJ, o curso possui 2798 horas que são distribuídas em quatro semestres.

Além de todo o investimento necessário para a manutenção da Escola (segurança, equipamentos, alimentação, colaboradores e servidores), a Funarte oferece uma bolsa aos alunos para a realização do curso no valor de R$ 2.500 mensais, mediante frequência obrigatória, rendimento escolar e atendimento aos normativos da escola.

O último processo seletivo para ingresso no Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo teve 271 inscritos dos quais 223 foram habilitados na primeira fase e destes, 70 foram classificados para a prova presencial. Ao todo, 60 novos alunos foram selecionados, dos quais metade são mulheres. A faixa etária varia de 18 a 32 anos, sendo a média de 23 anos.

Integram a Turma 2017/2019 alunos de 11 estados do Brasil, além do Distrito Federal. A ENC também recebe para este biênio alunos da Colômbia, Argentina, Venezuela, Equador e da Itália.