A Fundação Nacional de Artes promove, de 14 a 16 de dezembro, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte (MG) a I Bienal Funarte de Música e Cidadania. Trata-se de um encontro dos projetos sociomusicais em atividade no Brasil – trabalho que, para a instituição, vem fazendo diferença na vida de crianças e adultos através da música. As inscrições são gratuitas.
A Bienal tem como objetivo reunir gestores de projetos sociomusicais das mais diversas regiões do país. No encontro, os participantes poderão compartilhar experiências, Identificar necessidades comuns, construir uma rede colaborativa e criar um processo de intercâmbio solidário.
Com duração de três dias e carga horária de oito horas diárias, a I Bienal Funarte de Música e Cidadania inclui rodadas de conversa; reuniões de sistematização de conteúdo; exposição de projetos; oficinas; e espaço para divulgação dos trabalhos dos inscritos.
As inscrições são gratuitas e estão abertas de 2 de outubro a 12 de novembro, na internet, através do link: https://goo.gl/VX6DnY. A I Bienal Funarte de Música e Cidadania tem apoio do programa Brasil de Tuhu.
O tema central da Bienal, em sua primeira edição, é a atuação dos projetos sociomusicais em prol da cidadania. “Existem muitos trabalhos importantes com esse direcionamento. Cada um desenvolve ações e pesquisas interessantes, mas que não se conectam. A ideia da Bienal é reunir e articular vários projetos de sucesso, num encontro de três dias. A meta principal é a troca de ideias e a constituição de uma rede”. propõe Marcos Souza, Diretor do Centro da Música da Funarte.
Música, formação e cidadania
“A formação, seja de músicos, seja no ensino para geração de plateia, talvez seja o ponto comum às três áreas do Centro da Música – o elemento de ligação entre elas –, diante de toda a pluralidade que tem a música. Concluí isso na minha trajetória profissional”, avalia Souza.
Na Bienal será lançado e divulgado o primeiro levantamento nacional acerca dos projetos sociomusicais, realizado por iniciativa do programa Brasil de Tuhu, apoiador desta ação da Funarte. Para o Centro da Música da Fundação, estudos assim contribuem para avaliar resultados, quantitativamente e qualitativamente; levantar as necessidades das iniciativas e apoiar o desenvolvimento de políticas para esse nicho. A Bienal será um primeiro passo nesse sentido, eum espaço para a articulação qualificada entre os diversos projetos.
Articulação qualificada entre os projetos
Com a primeira Bienal, a Funarte pretende, ainda, estruturar e formalizar uma rede de ações sociomusicais, que viabilize: circulação, entre as organizações, de professores, regentes, luthiers, gestores e outros profissionais, para compartilhar práticas e especializações; registro emonitoramento das ações e de seu impacto social; formalização e parcerias com entes públicos eprivados de outros setores (como desenvolvimento social e turismo, entre outros); troca de experiências, métodos e sistemas de formação e de gestão; divulgação de pesquisas; mapeamento das principais necessidades e dificuldades nas ações, e outras providências.
A I Bienal de Música & Cidadania dá forma e une os principais conceitos da atual gestão do Centro da Música: o vínculo entre a música, a educação e a cidadania; a agregação de iniciativas que já seguem este rumo; e o estímulo a esses empreendimentos. Segundo o diretor do Centro da Música, Marcos Souza, a estratégia central do seu planejamento é “música, formação eagregação”, já que, para o dirigente, a Funarte tem um papel natural aglutinador. “A partir da primeira Bienal, vamos ver como podemos avançar nessa área de formação musical”, conclui Marcos Souza.
I Bienal Funarte de Música e Cidadania
Projetos sociomusicais: construindo uma rede
De 14 a 16 de dezembro de 2017, das 9h às 18h
Local: Sesc Venda Nova
Rua Maria Borboleta, s/n – Novo Letícia
Belo Horizonte (MG)
Tel.: (31) 3441-2188
Inscrições online gratuitas
De 2 de outubro a 12 de novembro
https://goo.gl/VX6DnY
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
Ministério da Cultura
Apoio: Brasil de Tuhu
Parceria: Sesc
Mais informações
cemus@funarte.gov.br