A luteria – atividade de quem faz ou repara instrumentos musicais – e seus principais desafios no Brasil são os temas do novo vídeo que a Fundação Nacional de Artes – Funarte disponibiliza em seu portal. Com aproximadamente 15 minutos de duração, a produção traz um olhar sobre a atividade a partir dos depoimentos do servidor da Funarte Orlando da Motta Ramos e seu filho Orlando Júnior, ambos luthiers especializados em instrumentos de corda e arco.
Entre os temas abordados pelos dois artesãos estão o legado do maestro paulistano Guido Pascoli (1905-1987), um dos maiores nomes da luteria na América do Sul e pai adotivo de Orlando da Motta Ramos. A escola italiana de fabricação de instrumentos e as questões atuais da atividade no Brasil – como o impacto das taxas de importação sobre o custo do trabalho dos luthiers – também são abordados neste vídeo, que exibe trechos do Encontro de Luthiers realizado em 28 de agosto de 2017, pelo Centro da Música da Funarte, no Centro do Rio.
O evento, que reuniu profissionais de diferentes gerações e tipos de instrumentos (corda e arco, dedilhados e percussão), foi o primeiro realizado pela Funarte com o intuito de ampliar o diálogo entre os luthiers e promover uma união que potencialize demandas da classe, como o reconhecimento dos profissionais, a ampliação do campo de trabalho e problemas relativos à taxação sobre ferramentas e insumos importados. O evento foi encerrado com a definição da data do próximo encontro, no dia 30 de novembro, também no edifício Teleporto, no Centro do Rio.
Produzido pela Coordenação de Difusão e Pesquisa da Funarte (ligada ao Centro de Programas Integrados desta Fundação), o vídeo tem como trilha sonora gravações de discos lançados pela Funarte na década de 1980, em homenagem aos compositores Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Radamés Gnattali (1906-1988).