Nascido há exatos 115 anos, o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) é o tema do novo vídeo que a Funarte disponibiliza em seu portal nesta terça-feira, dia 31 de outubro. No vídeo “Carlos Drummond de Andrade”, o autor de No meio do caminho, José, Poema de sete faces, Quadrilha, entre outros poemas, é lembrado por amigos e admiradores. O cartunista Ziraldo, a poeta Elisa Lucinda, o crítico literário e ensaísta Antônio Carlos Secchin e dirigentes da escola de samba Estação Primeira de Mangueira que participaram do desfile de 1987, estão entre os entrevistados. Neste mesmo ano (1987), a agremiação homenageou o poeta e foi campeã do Carnaval do Rio.
Um dos maiores e mais populares poetas brasileiros, Drummond era mineiro da cidade de Itabira, de onde saiu ainda menino, com estudos realizados entre Belo Horizonte (MG) e Nova Friburgo (RJ). A partir do livro de estreia, Alguma poesia (lançado em 1930), despontou como um dos nomes da segunda geração do movimento modernista e produziu vasta obra, também composta por crônicas, contos e livros infantis. Contemplado em 1946 com prêmio da Sociedade Felipe d’Oliveira (pelo conjunto da obra) e em 1968 com o Jabuti (pelo livro Versiprosa), é um dos grandes nomes da Literatura Brasileira – ao lado de Érico Veríssimo e Graciliano Ramos, entre outros – que não concorreram à Academia Brasileira de Letras (ABL).
Paralelamente à vida de poeta, cronista e contista, trabalhou como funcionário público a partir de 1930, inicialmente como servidor no gabinete do Ministério da Educação e, posteriormente, na Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Dphan).
O vídeo Carlos Drummond de Andrade tem duração de 13 minutos e 28 segundos. É é uma realização da Coordenação de Difusão e Pesquisa da Funarte (ligada ao Centro de Programas Integrados da Fundação), com produção da empresa Lage Comunicação Integrada.
Clique abaixo para assistir ao vídeo