DoContra leva show ‘Um pouquinho de Brasil’ à Funarte MG, neste sábado, dia 4

A Funarte MG recebe, neste sábado, dia 4, às 19h, o grupo DoContra.  A apresentação faz parte do Projeto Funarte Musical 2017. O quinteto é formado por contrabaixistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que se reuniram por serem apaixonados e engajados em suas profissões. O grupo de jovens musicistas procura difundir o som do contrabaixo e, em seus concertos, explora todas as possibilidades de repertórios possíveis para o instrumento. André Geiger, Marcos Lemes, Neto Bellotto, Pablo Guíñez e Walace Mariano buscam proporcionar ao público uma nova maneira de se ouvir a música popular brasileira.

Criado em 2016, DoContra apresenta em seu espetáculo, intitulado  Um pouquinho de Brasil, obras de Villa-Lobos, Dominguinhos, Tom Jobim, Edu Lobo e João Bosco, Flavio Venturini, entre outros compositores. Todos os arranjos foram escritos especialmente para o quinteto. Neste mesmo ano, o DoContra recebeu o Prêmio Mimo Instrumental – com concerto especial no Rio de Janeiro -, participou do programa “Partituras” da TV Brasil e vem promovendo alguns concertos dentro do estado de Minas Gerais.

Sobre​ ​os​ ​integrantes
ANDRÉ GEIGER ​é ​natural de São Paulo e iniciou os seus estudos de contrabaixo com Max Ebert Filho na Escola Municipal de Música de São Paulo. Posteriormente, recebeu instruções de Valerie Albright, Sérgio de Oliveira e Cláudio Torezan. Como bolsista da Fundação Vitae, foi aluno de Rainer Zepperitz na Universidade de Artes de Berlim, na Alemanha, onde prosseguiu os estudos com Christoph Schmidt na Escola de Música e Artes Performáticas de Mannheim. Aperfeiçoou-​se também com Franco Petracchi no Conservatório de Música de Genebra, na Suíça.

Atuou como Contrabaixo Solista da Orquestra Sinfônica Brasileira e Assistente da Orquestra Sinfônica de Barcelona e Nacional de Catalunha. Trabalhou ainda na Ópera de Mannheim (Nationaltheater-Orchester), na Alemanha. Como músico convidado, apresentou-se com a Orquestra de Câmara Mahler, Orchestre de La Suisse Romande, Sinfônica da Galícia, Orquestra do Festival de Lucerna, Osesp, entre outras. Desde 2010 é professor da Academia de Cordas do Neojiba, em Salvador. E, desde 2016, é principal Assistente do naipe de contrabaixos da Filarmônica de Minas Gerais.

MARCOS LEMES ​é ​natural de Guaratinguetá (SP) e iniciou os seus estudos musicais sob orientação de Umberto Bertrami. Posteriormente, aperfeiçoou-se com Sérgio de Oliveira no Instituto Baccarelli, em São Paulo, e com Gael Lhoumeau no projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa. Marcos graduou-se sob orientação de Nir Comforty pela The Buchmann-Mehta School of Music, da Universidade de Tel Aviv, em colaboração com a Filarmônica de Israel, com a qual fez prática orquestral. Em 2015, por sua performance no programa de treinamento da Buchmann-Mehta, recebeu o Certificate of Honor for Outstanding Achievement. Desde 2015, compõe o naipe de contrabaixos da Filarmônica de Minas Gerais.

NETO BELLOTTO é natural de Bragança Paulista (SP) e iniciou seu estudos com Fábio Calzavara. Posteriormente, ingressou na Universidade Livre de Música em São Paulo, orientado por Sérgio de Oliveira. Em 2005, apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfônica de Atibaia, recebendo o prêmio de Músico Destaque. Estudou com Ana Valéria Poles na Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Atualmente é Contrabaixo Principal da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e desenvolve importante papel na literatura do contrabaixo como arranjador e compositor. Fundou o DoContra, do qual é diretor artístico. Como professor de contrabaixo, Neto organiza masterclasses e oferece cursos com foco em audição de orquestra.

PABLO GUÍÑEZ ​é natural de Santiago do Chile e iniciou os seus estudos musicais sob orientação da professora Alejandra Santa Cruz. Obteve os diplomas de Licenciatura e Bacharelado em Contrabaixo pela Universidade do Chile, ingressando em seguida na Academia de Música Hanns Eisler, em Berlim, onde graduou-se na classe do professor Esko Laine. Em 2011, foi solista junto à Camerata Antiqua e à Orquestra da Universidade do Paraná, com a qual promoveu a estreia mundial de El espiritu de Reinohuelén, obra de Harry Crowl dedicada a ele. Desde 2014, faz parte da Filarmônica de Minas Gerais.

WALACE MARIANO ​é natural de Manaus (AM), onde iniciou seus estudos musicais sob orientação de Mauricio Silva e Miroslava Krastanova. Para dar continuidade a sua educação, mudou-se para São Paulo a fim de ingressar no Instituto Baccarelli, onde estudou sob orientação de Sérgio de Oliveira. Posteriormente, aperfeiçoou-se também na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), com Pedro Gadelha. Em 2011, foi premiado no 14o Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio. Em 2015, foi selecionado para compor a The World Orchestra, sediada na Espanha, e convidado para participar dos projetos e turnês realizadas pela orquestra.

REPERTÓRIO Um pouquinho de Brasil

Flávio Venturini (1949)
(arranjo por Neto Bellotto em 2016)
Suíte Venturini [8 min]

Tom Jobim (1927 – 1994)
(arranjo por Neto Bellotto em 2016)
Tom Jobim Romântico [6 min]

João Bosco (1946) / Tom Jobim (1927 – 1994)
(arranjo por Neto Bellotto em 2016)
Bala com samba [5 min]

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
(arranjo por Neto Bellotto em 2016)Trenzinho Caipira (1933) [6 min]

Gilberto Gil (1942) / Tom Jobim (1927-1994)}
(arranjo por Neto Bellotto em 2016)
De frente pro Samba [6 min]

Edu Lobo (1943) / Chico Buarque (1944)
(arranjo por Neto Bellotto em 2016)
Beatriz (1982 – 1983) [5 min]

Flávio Venturini (1949) / Milton Nascimento (1942)
(arranjo por Neto Bellotto em 2016)Fantasia Minas [6 min]

Dominguinhos (1941 – 2013) / Gilberto Gil (1942) / Edu Lobo(1943) / Gianfrancesco Guarniere (1934 – 2006) / Luiz Gonzaga (1912 – 1989) / Mateus Freire (1985) / NetoBellotto (1990)
(arranjo por Neto Bellotto em 2016)
Foxotaião [8 min]

Serviço:

Do Contra – Um pouquinho de Brasil
Projeto Funarte Musical 2017

Dias: 4 de novembro (sábado), às  19h
Ingressos:  R$10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
Classificação: livre
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro. Belo Horizonte/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *