O cantor Thiago Augusto, também conhecido como Matéria Prima e um dos MC`s de mais representatividade na cena do rap mineiro, vai apresentar o show 2 Atos, no sábado, dia 25 de novembro, às 19h, na Funarte MG, Centro de Belo Horizonte (MG). O evento faz parte do projeto Funarte Musical que ocupa o espaço mineiro até dezembro. O show mescla música e performance e conta com a direção de Grace Passô, diretora e autora teatral, e do diretor de arte Rui Moreira. Questões sobre o negro urbano e brasileiro, os mitos sociais que o rodeiam em relação à beleza, habilidades, estereótipos e, sobretudo, ao papel que representa na sociedade estão presentes no repertório do show. Os ingressos custam R$ 5 (preço único).
A base musical do show e do álbum segue a linha de pesquisa do MC Matéria Prima. O músico, em meados dos anos 90, já arriscava versos junto às manobras de skate. Mas, nos anos 2000, a convite do MC Marechal, tornou-se integrante do extinto coletivo Quinto Andar, um dos mais importantes expoentes do rap brasileiro na última década. Em 2011, Matéria Prima organizou seu material autoral e gravou o EP intitulado Material de Estudo, sua primeira incursão em uma produção solo. Com Materiografia, o músico busca incorporar novas sonoridades para o rap, agregando referências de outros estilos musicais e linguagens artísticas. Nesse trabalho, baseado no álbum 2 Atos e apresentado no palco da Funarte MG, o público pode conferir 10 faixas, cinco canções e cinco raps, explorando a potência musical do cantor. Na ocasião, o MC vai contar com a participação de quatro músicos convidados.
Sobre Thiago Augusto, o MC Matéria Prima
Thiago Augusto, também conhecido como Matéria Prima, é um dos MC`s que mais se destaca na cena do rap mineiro. Participou de grupos como Quinto Andar e Subsolo, trabalhos que o tornaram uma das referências do até então chamado “rap underground” no Brasil. Hoje. ele é um dos integrantes da banda mineira Zimun, um dos principais nomes da cena musical de Belo Horizonte. Por pesquisar intensamente o rap norte americano, aprendeu a língua inglesa de forma autodidata, o que mais tarde lhe deu a oportunidade de ser o intérprete de África Bambaataa –considerado um dos pais do hip hop por ter sido o primeiro a utilizar o termo e para referir-se às manifestações artísticas dessa cultura –, em sua passagem pelo Brasil. Seu trabalho é marcado pelo cuidado rigoroso com a escrita, o que resulta em rimas e metáforas desafiadoras, construindo cenários mentais que abordam a rua, a vida e as particularidades humanas como receios, anseios, potencialidades e limitações.
Sobre o Funarte Musical: um panorama da diversidade musical brasileira
A Fundação Nacional de Artes – Funarte continua a programação do projeto Funarte Musical, iniciado em agosto com a finalidade de mostrar, até dezembro, um panorama da diversidade musical brasileira para os públicos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
A agenda contempla quatro eixos temáticos: o Funarte em Concerto, que apresenta as várias formações instrumentais e corais característicos dessa linguagem; o Funarte Plural, com grupos da cena independente e contemporânea; o Funarte de Ritmos, que exibe a grande variedade rítmica brasileira; e o Funarte para Crianças, que incentiva a criação direcionada ao público infantil, para formar novos públicos.
Serviço:
Show performático 2 Atos, do MC Matéria Prima
Sábado, dia 25 de novembro, às 19h
Ingressos: R$ 5 (preço único)
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte (MG)
Tel.: (31) 3213-3084
Ficha Técnica
Direção de cena: Grace Passô
Direção de arte: Rui Moreira
Direção de produção: Aline Vila Real
Cantor e compositor: Matéria Prima
Guitarrista: Edgard Dedig
Baixista: Ravel Veiga
Baterista: Lenis Rino
Eletrônicos: Barulhista
Técnico de som: André Veloso
Técnico de luz: Edimar Pinto
Designer Gráfico: 45JJ
Fotógrafo e Videomaker: Pablo Bernardo