Funarte MG tem cursos e apresentações para adolescentes e crianças

Bloco Seu Vizinho - Oficina de Percussão - 18/11

Durante 45 dias, entre os dias 15 de novembro e 29 de dezembro, a Lusco fusco – Ocupação Artística e Educativa leva à Funarte MG palestras, oficinas, cursos, apresentações e mostras, ligadas a diversas áreas culturais. Gratuita e direcionada a adolescentes e crianças, a extensa programação foi contemplada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte no Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG/2017.

Dirigido à ação artística e à reflexão sobre a cultura da criança e do adolescente, o projeto Lusco fusco tem agenda sempre de quarta-feira a domingo. Entre seus destaques estão o Curso de Carreira Artística e Empreendedorismo Cultural – para adolescentes de 13 a 17 anos –, oficinas variadas e palestras.

Algumas das oficinas são: a de graffiti, com Maria Raquel Bolinho; a de história em quadrinhos, com Rebeca Nunes; e a de dança Vogue, com Tetê Moreira. Farão palestras Beatriz Apocalipse e Kdu dos Anjos (um dos curadores do Lusco Fusco), cujo tema é Empreendedorismo Cultural e Social. As apresentações artísticas incluem as mais diversas tendências culturais, do passinho do funk ao rap, da performance de dança à esquete teatral, da roda de capoeira à poesia marginal – sempre colocando em evidência a juventude.

No Lusco fusco, a proposta da ONG Encantosfera, sua realizadora, estabelecer um espaço aberto e democrático para a expressão livre de crianças e adolescentes – no qual eles não sejam apenas meros espectadores passivos, mas que “mostrem, dialoguem, compartilhem, sintam e absorvam” os conteúdos. Um exemplo é o programa da sextas-feiras, o Ocupa com a gente?. Nele, um palco será aberto para apresentações de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, sem horário marcado. “É uma mostra livre: só chegar e apresentar sua arte, seu talento”, convida a Encantosfera.

Às quartas-feiras, ocorrem as palestras, que alcançam também o público adulto. O foco das conferências é refletir sobre o protagonismo juvenil, compartilhar experiências e descobrir caminhos para promover a inclusão e valorização das crianças e adolescentes. Já quinta-feira é dia de curso. Aos sábado ocorrem as apresentações artísticas e, domingo, as oficinas.

“Essa é uma rica oportunidade de formação, reflexão, aprendizado e divertimento para crianças e adolescentes. Mas também é aberta ao público adulto”, diz o coordenador geral da ocupação, Samir Caetano Amim Jorge.

A ONG Encantosfera, criada em 2007, trabalha na área de direitos humanos, educação e cultura.

Fundação Nacional de Artes – Funarte e Encantosfera apresentam

Logomarca (página do projeto)

Lusco Fusco – Ocupação Artística e Educativa

Programação gratuita de palestras, cursos, oficinas e apresentações artísticas

De 15 de novembro a 29 de dezembro, de quarta-feira a domingo
Local: Funarte MG
Rua Januária, n 68, Centro, Belo Horizonte

Informações e programação completa
www.encantosfera.com/programacao