Projeto de intercâmbio internacional reúne danças e realidades das ruas no Teatro Cacilda Becker, no Rio

Entre os dias 29 de novembro e 21 de janeiro, o Rio de Janeiro recebe a mostra de dança e residência artística Desmistifique sua dança, resultado do intercâmbio internacional entre dançarinos do Bronx de Nova York, Estados Unidos, dançarinos do Passinho do Rio de Janeiro e outros de danças urbanas de Curitiba (PR). As apresentações serão nos dias 14 e 15 de dezembro e no dia 13 de janeiro, no Teatro Cacilda Becker, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), com preços populares.

Contemplado pelo Edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2017, o projeto Desmistifique sua dança abre sua programação na terça, 29 de novembro, às 20h, com a apresentação do artista Ryan Lebrão (PR/MG). No dia 30 de dezembro, às 10h, haverá a oficina de Dança e Tecnologia, com Ryan e Enrique Franco (Colômbia). Também, de 30 de novembro a 3 de dezembro, o projeto recebe em sua agenda o festival de Danças Urbanas Arena Híbrida. Além disso, debates, apresentação de documentário e de solos de dança, com entrada franca, compõem a programação.

Idealizado e promovido pela coreógrafa e pesquisadora Marila Velloso (PR), o intercâmbio conta com a parceria de Simon Dove, curador em dança e diretor do projeto Its Show Time NYC!, que engaja e contribui para a profissionalização de jovens dançarinos, em Nova York. No Rio de Janeiro, Marila convidou o dançarino e pesquisador Hugo Oliveira para a cooperação local, articulada ao passinho desenvolvido em Manguinhos com os Imperadores da Dança. Os dançarinos de ambos os países irão produzir e debater sobre aspectos que cruzam suas danças e realidades, compartilhando o resultado com o público em bate-papos, além das apresentações no Teatro Cacilda Becker, e outras atividades.

A ocupação Desmistifique sua Dança expande as ações, ocupando espaços institucionais com reflexões, a partir de emergências provenientes das ruas, como danças que nascem em ambientes completamente distintos das geradas em espaços institucionalizados, algo que se desdobra de outros projetos promovidos por Marila, quando foi coordenadora de dança da Fundação Cultural de Curitiba, e por projetos como Contacto Associação Cultural, presidida por Henrique Andreazza. Portanto, a programação inclui oficinas de dança e de tecnologia na área, debates sobre profissionalização e formação de jovens dançarinos (as), apresentações artísticas e o I Encontro Desafios do Passinho, concebido por Hugo Oliveira.

Entre 6 e 10 de dezembro, o passinho e a dança afro ganham destaque na programação por meio de oficinas e outras atividades. Criado nos bailes de favelas do Rio de Janeiro, o passinho será articulado à dança afro, com uma aula e um improviso, onde o destaque da vez é para Iguinho IDD, do Imperadores da Dança, de Manguinhos (RJ). Iguinho IDD e Leonardo Cruz (PR) irão sacudir os corpos interessados em dançar pelos ritmos do funk e africanos. Leonardo Cruz apresentará o solo Entre caboclos e baianas, nos dias 6 e 7, compondo a programação com o solo Anamorfose Interativa.Também haverá a continuidade da oficina sobre dança e tecnologia, com o artista Ryan Lebrão (PR/MG). No dia 8 de dezembro, o Teatro Cacilda Becker recebe a Convexus Cia de Danca, com coreografia e bate-papo com o coreógrafo Cleyton Hillario (RJ), e dia 9 será apresentado o documentário A Batalha do Passinho – Os moleques são sinitros, de Emílio Domingos.

Os destaques da semana de 13 a 17 de dezembro são a coreógrafa e pesquisadora Marila Velloso (PR) e o espetáculo So you really think you can dance, de Curitiba, que conta com os artistas-criadores Ryan Lebrao, Pedro Almeida, Bruno Lang, Arthus Alves, o iluminador Lucas Amado e o músico e programador do Kinect, Gilson Fukushima. Inspirado no talent show americano de competição de dança, a peça propõe reflexão sobre o corpo na contemporaneidade e desenvolve a relação entre dança e tecnologia: o corpo à mostra, os clichês, os reality shows e, ainda, questiona: Você sabe dançar? O que é saber dançar? Nessa semana, Marila Velloso e Hugo Oliveira também promovem um bate-papo sobre profissionalização em dança e convidam o Sindicato de Dança do RJ para a conversa.

Nos dias 16 e 17, o I Encontro de Passinho, organizado por Hugo Oliveira ocupa o Cacilda Becker com atividades inéditas e com a apresentação artística de Visão de Cria e Ringue do Passinho, cocriação entre os dançarinos Severo 25, Isaque Oliveira e Hugo Oliveira. Durante a programação, será lançada uma campanha para eleger novos passos da dança passinho, com a supervisão de nomes importantes como Jefferson Cebolinha, Isaque Oliveira e Tinho IDD. Tudo isso integrando danças não institucionalizadas a espaços importantes do circuito formal da dança, no país.

A partir de 10 de janeiro, a programação volta ao Teatro Cacilda Becker movimentando espaços e culturas. Angelo Madureira (SP) com o frevo, BBoy Kapu (RJ), os dançarinos norte-americanos do Its Show Time NYC! e os dançarinos brasileiros darão início à residência artística e ao intercambio internacional e estarão presentes em diversas ações (oficinas, performances, bate-papos e mostras). O House Dance de Hugo Oliveira e de Mai Le Ho (NYC) também aparece nessa temporada, que segue até dia 21, no Teatro Cacilda Becker.

SERVIÇO:

Desmistifique sua Dança
De 29 de novembro a 21 de janeiro
Abertura: terça, 29 de novembro, às 20h – apresentação do artista Ryan Lebrão (PR/MG).

Programação:
. Espetáculos de dança:
Dias 14 e 15 de dezembro e 13 de janeiro de 2018

. Atividades diversas:
De 30 de novembro a 3 de dezembro – Festival de Danças Urbanas Arena Híbrida.

De 6 e 10 de dezembro – Passinho e a Dança Afro: oficinas de dança, debates sobre profissionalização e formação de jovens dançarinos (as), apresentações artísticas, documentário e o I Encontro Desafios do Passinho.

Dia 30 de dezembro, às 10h – Oficina de Dança e Tecnologia, com Ryan e Enrique Franco (Colômbia)

De 10 a 21 de janeiro – Oficinas, performances, bate-papos e mostras. Com Angelo Madureira (SP), BBoy Kapu (RJ), e dançarinos norte-americanos do Its Show Time NYC!.

Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)
* A maioria das atividades será gratuita.

Informações e inscrições para as oficinas: memovimento@gmail.com

Facebook: Ocupação Desmistifique
https://www.facebook.com/search/top/?q=Ocupa%C3%A7%C3%A3o%20Desmistifique

Coordenação e Concepção: Marila Velloso
Programação: Marila Velloso e Hugo Oliveira
Produção: Emove e Hugo Oliveira

Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Largo do Machado – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933