A Fundação Nacional de Artes – Funarte lamenta a morte da atriz Eva Todor, ocorrida no domingo (10), no Rio de Janeiro, em decorrência de uma pneumonia. A atriz sofria de Mal de Parkinson e Alzheimer, além de problemas cardíacos, e estava em tratamento domiciliar desde setembro.
Eva Todor tinha 98 anos, mais de 80 deles dedicados à carreira no teatro e na TV. Em homenagem à atriz, a Funarte disponibiliza ao público em seu portal, na seção Brasil Memória das Artes, um vídeo em que a atriz fala sobre o começo de sua trajetória, nos palcos do Teatro de Revista.
Obs.: Caso tenha dificuldade para acessar o vídeo, utilize o navegador Internet Explorer
Eva Fódor Nolding nasceu em Budapeste, Hungria, e ainda na infância veio para o Brasil. Aos 14 anos, fez teste para o Teatro Recreio e estreou em Quanto Vale uma Mulher, 1934, de Luís Iglesias, com quem se casou anos mais tarde.
Em 1940, fundou a companhia Eva e seus Artistas, que funcionou até o final dos anos 1950. A atriz chegou a fazer alguns papéis dramáticos, mas foi na comédia que se destacou. Na televisão, foram mais de 30 novelas. O último trabalho foi Salve Jorge, em 2012. Nesse mesmo ano, fez uma participação na série As Brasileiras, todas as produções da Rede Globo. No cinema, Eva estreou em 1960, ao lado de Oscarito, em Os dois ladrões, de Carlos Manga. O último filme foi Meu nome não é Johnny, em 2008.