De 12 de janeiro a 4 de fevereiro, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet recebe o espetáculo O Assalto, encenado pela Evoé Cia de Teatro. Com texto de José Vicente e direção de Carlos Marroco, o espetáculo fica em cartaz sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. Os ingressos têm preços populares.
Na peça, Vitor aproveita seu último dia de trabalho no banco para acertar as contas com o sistema. O personagem vê em Hugo, o varredor do banco, a possibilidade de encontrar respostas para sua vida resumida a números. O jogo que se estabelece entre eles mistura manipulação psicológica, desejos pessoais, assédio sexual e as contradições sociais e humanas presentes na metrópole São Paulo.
Sobre o autor:
O dramaturgo José Vicente de Paula (Alpinópolis, 1945 — São Paulo, 2007) sintetizou os anos 1970, retratando em sua obra a rebeldia e a poesia intrínsecas à geração da contracultura. Sua estreia no teatro aconteceu em 1969, com a montagem de O Assalto pelo Teatro Ipanema, com direção de Fauzi Arap e atuação de Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque. Temas como religião, homossexualidade e drogas são tratados com enfoque existencial e subjetivo, em diálogos que se aproximam do absurdo. José Vicente foi agraciado como melhor autor de 1968, com os prêmios Molière, Golfinho de Ouro e Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCT).
Sobre o diretor:
Carlos Marroco estudou, pesquisou e desenvolveu seu próprio método com técnicas de encenação e preparação de atores inspiradas em trabalhos de diversas áreas, como psicologia, filosofia, artes cênicas, artes plásticas, cinema e dança. Suas encenações são caracterizadas pelo resgate do teatro dramático, baseado na arte expressionista, criando um clima tenso, e muitas vezes incômodo, a partir de retratos do lado mais cruel do ser humano.
Sobre a companhia:
A Evoé Cia de Teatro nasceu em novembro de 2008, tendo como primeiro trabalho O Jogo do Folclore, de Rodrigo Ximarelli. O espetáculo estreou em 7 de junho de 2009 no espaço cultural Tendal da Lapa, cumprindo temporada de um mês. Em 2010, a peça foi apresentada em dois festivais. No ano seguinte, a companhia convidou o diretor Carlos Marroco para o projeto O assalto, com o objetivo de experimentar uma nova proposta cênica.
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
(Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque)
Espetáculo: O Assalto
De 12 de janeiro a 4 de fevereiro. Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h.
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 50 min. Classificação etária: 16 anos.
Ficha técnica:
Autor: José Vicente | Elenco: Lucas Barbugiani e Rodrigo Ximarelli | Direção: Carlos Marroco | Visagismo: Gil Oliveira | Realização: Evoé Cia de Teatro.
Mais informações:
(11) 3259-6409
(11) 3256-9463
funartesp@gmail.com