A 44ª edição da Campanha de Popularização Teatro e Dança chega aos teatros da capital mineira sob o tema Vem pra Campanha. O evento será realizado de janeiro a março e conta com uma programação diversificada de espetáculos de teatro, dança e stand-up comedy. A Campanha traz 132 espetáculos, sendo 54 deles inéditos neste evento. Apresentações de dança, peças infantis e montagens adultas fazem parte da agenda de atrações e a Funarte MG, localizada no Centro de Belo Horizonte, vai receber 12 desses espetáculos, com ingressos a preços populares. A iniciativa do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais – Sinparc é promover a democratização do acesso ao teatro e à dança.
As peças participantes contemplam diferentes modalidades, valorizando a pluralidade estética e textual das artes cênicas. O stand-up comedy é uma das novidades desta edição, que consiste na apresentação humorística de um artista, que não utiliza recursos cenográficos nem caracterizações. O presidente do Sinparc, Rômulo Duque, considera ser importante valorizar todas as modalidades que estão sendo produzidas em Belo Horizonte. “O humor é uma realidade da arte cênica e, por isso, decidimos incluir as apresentações de stand-up. O teatro é muito rico em gêneros. Temos peças dramáticas, humorísticas e musicais”, ressalta Duque. “Esperamos que o público aproveite esse momento e se emocione com as peças. O teatro é uma experiência insubstituível e que toca a nossa sensibilidade. Enquanto existir sentimento haverá pessoas querendo se conectar com os outros por meio da arte”, finaliza.
A 44ª edição terá a duração de oito semanas e são esperados 250 mil espectadores. Os valores dos ingressos serão de R$ 10, R$ 11, R$ 13, R$ 15, R$ 17 e R$ 19 e podem ser adquiridos online e nos postos de venda do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais – Sinparc. Os ingressos comprados pela internet ou pelo aplicativo da campanha Vá ao Teatro MG, não terão taxa de conveniência. Os valores promocionais não serão praticados nas bilheterias dos teatros, cujos preços variam de acordo com cada produção. Praças de Belo Horizonte, Betim e Contagem vão receber espetáculos gratuitos. Com o intuito de difundir a cultura para todos os públicos, algumas peças têm acessibilidade física, visual e auditiva. Além das peças teatrais, uma palestra sobre a importância social do teatro completa a grade de ações, e acontecerá no mês de fevereiro.
As montagens Gostôsa – uma experiência no erótico feminino, Maçarico, Sapato bicolor – o espetáculo, Essa Mulher, Jardins, Violento, Ignorância, Happy hour, Receita para não morrer de amor, TwoLidies, Peixes e Prefácios serão encenadas na Funarte MG, de janeiro a março. A programação completa estará disponível aqui no Portal da Funarte, em breve. A 44ª Campanha Popularização do Teatro e Dança se estenderá às cidades de Betim, Juiz de Fora e Nova Lima e conta com o incentivo do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Fundação Municipal de Cultura, patrocínio da TV Globo Minas, Instituto Unimed – BH, Ole Consignado, Cimento Nacional, Usiminas e RH Magnesita.
A 44ª edição também conta com a participação do Caminho das Artes, de Nova Lima (MG), e o projeto Campanha Mostra, que reúne espetáculos com algumas semelhanças de linguagem, temas e forma de produção nos teatros da Funarte Nacional de Artes – Funarte e do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB. Saiba mais sobre os projetos especiais, a programação, os postos fixos e as vendas online no endereço http://www.vaaoteatromg.com.br/.
Serviço:
44ª edição da Campanha de Popularização do Teatro e Dança
Temporada: até 4 de março
Ingressos: R$ 10, R$ 11, R$ 13, R$ 15, R$ 17 e R$ 19 (preço nos postos de venda para todas as montagens)
Obs: Nas bilheterias dos teatros, os preços são diferentes, conforme cada estabelecimento.
Saiba mais: https://www.vaaoteatromg.com.br/