Palco de um encontro inédito entre representantes da dança de rua de Nova York (EUA) e grupos de passinho do Rio de Janeiro (RJ) e de dança urbana de Curitiba (PR), o Teatro Cacilda Becker, na Zona Sul do Rio, leva ao público neste fim de semana, nos dias 20 e 21 de janeiro, o resultado desse intercâmbio.
A Mostra Final da Residência Artística Desmistifique sua Dança terá a participação de dançarinos do projeto It’s Showtime NYC!, de Nova York; do grupo de passinho Imperadores da Dança, do Rio, e dos Bboys, de Curitiba. Serão duas apresentações, no sábado, às 20h; e no domingo, às 19h, com entrada gratuita.
A Mostra Desmistifique Sua Dança é o desdobramento da residência artística da Ocupação Desmistifique, que está no Teatro Cacilda Becker desde o dia 29 de novembro passado. A ocupação reúne artistas de diferentes países para vivenciarem, em produção e reflexão, as danças das ruas e suas realidades.
Idealizado pela coreógrafa e pesquisadora Marila Velloso, o projeto contou com uma programação compartilhada em parceria com o pesquisador e dançarino Hugo Oliveira. O destaque é o intercâmbio internacional entre artistas de danças de rua do Brasil e dos Estados Unidos.
A residência artística trouxe ao país grandes nomes da dança de rua, como o dançarino e coreógrafo de Chicago, King Charles, que está pela primeira vez no Rio de Janeiro. Especialista no Footwork (Chicago) e professor reconhecido de Lite Feet (Nova York), King Charles virou febre nos EUA e internacionalmente.
O intercâmbio internacional recebe também dançarinos de Nova York do projeto “It’s Showtime NYC!”, que vivenciam a residência com os dançarinos do Passinho de Manguinhos/RJ – Imperadores da Dança e Bboys de Curitiba. O objetivo é trocar experiências sobre as realidades urbanas que envolvem as danças de rua em todo o mundo, auxiliando em um processo de reflexão e formação de jovens praticantes de danças não institucionalizadas.
Além de King Charles, o projeto recebe ainda a coreógrafa Mai Lê Grooves, também do It’s Show Time NYC!, que ministra aula de House Dance (dia 19/01) e os dançarinos do mesmo grupo, Soho e Klassic, que participam de workshops do estilo Flexn (dias 19 e 20/1, respectivamente). Para estes três workshops, o projeto promove a “participação consciente”, na qual cada inscrito paga ou oferece o valor que puder ou entender pertinente.
A residência também conta com um dos maiores especialistas em hip hop do Brasil, o paulista Henrique Bianchini. Dançarino, coreógrafo e pesquisador, ele acumula 20 anos de envolvimento com as danças urbanas estadunidenses. Bianchini acompanha o processo da residência trazendo provocações e aulas e produzindo conteúdos específicos sobre essas confluências.
Somam-se a esses nomes Ângelo Madureira, com aulas de frevo, enriquecendo os residentes com um tempero nordestino; o BBoy Kapu, com workshops de breaking e acrobacias, tudo isso direcionado por Marila Velloso, artista, ativista, pesquisadora da dança e professora na Unespar (Universidade Estadual do Paraná), e Hugo Oliveira, mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF (Universidade Federal Fluminense) com pesquisa sobre a dança passinho.
A ocupação Desmistifique sua Dança encerra sua temporada no Teatro Cacilda Becker no dia 21 de janeiro. As inscrições para os workshops, dúvidas e informações podem ser solicitadas pelo e-mail ocupacaodesmistifique@gmail.com.
Serviço:
Mostra Desmistifique sua Dança
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2265 9933