Como representante oficial do Ibermúsicas – Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, a Fundação Nacional de Artes – Funarte participou da XIV Reunião do Conselho Intergovernamental da iniciativa, em Buenos Aires, Argentina, no período de 7 a 9 de março.
A Fundação foi representada pelo diretor do seu Centro da Música, Marcos Souza na reunião, organizada pelo Ministério da Cultura da Nação Argentina. Também estiveram presentes delegados do Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai e do país sede, além da Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB)*. Eles saudaram a participação dos representantes de duas novas nações: Equador e Venezuela, que levam a treze o total de membros plenos do Ibermúsicas – o que inclui a SEGIB.
“Com a entrada desses dois novos países, o programa cresce”, comenta o diretor do Cemus/Funarte, Marcos Souza, que, em sua fala no encontro, colocou sugestões para que se ampliem as linhas de criação musical direcionadas à formação. “Além de fortalecer as linhas do programa, foi criada uma nova linha de apoio para formação, a pedido da Funarte”. Segundo o diretor, nos próximos meses, o Comitê do Ibermúsicas (do qual o Brasil é integrante) realizará uma reflexão e um debate sobre o futuro das políticas musicais. Neste será planejada a linha para a formação musical a ser seguida pelo programa, dali para frente.
Na reunião, também foram discutido temas como: visto e transporte de instrumentos dos artistas, em toda América, e a aproximação dos projetos de cada país. “A argentina, por exemplo lançou há dois anos o Instituto Nacional da Música, o qual tem feito um trabalho interessante e que pode ser seguido como padrão em outros países”, explica Marcos Souza.
O diretor do Centro da Música anuncia que em breve a Funarte divulgará o início das inscrições para o próximo Ibermúsicas – que deverá oferecer apoio para turnês de artistas, residências, música popular e de câmara; e agora para formação.
“O Ibermúsicas um programa importante, que aproxima diversos países através da música de cada um deles!”, destaca o diretor do Centro da Música da Funarte.
*Organismo internacional que apoia os 22 países que constituem a comunidade ibero-americana: 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa e Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica.
Mais informações: cemus@funarte.gov.br