De 7 de junho a 5 de julho, sempre às quintas-feiras, o coletivo de arte e arquitetura Goma Oficina apresenta no pátio da Funarte SP a mostra Kinoglaz, de cinema soviético. Serão exibidos ao longo do projeto quatro filmes de importantes cineastas do período, sempre ao ar livre, às 19h30, com entrada franca.
Antes de cada exibição, integrantes da Goma Oficina farão uma breve introdução sobre o diretor e sua importância no contexto histórico. Na abertura da mostra, dia 7 de junho, será exibido o filme ‘A greve’, de Sergei Eisenstein. Nas quintas-feiras seguintes, o público terá a chance de conhecer ‘O homem com a câmera na mão’ (dia 14), de Dziga Vertov, ‘Terra’ (dia 21), de Aleksandr Dovzhenko, e ‘Rapazes felizes’ (dia 28), de Grigory Aleksandrov.
A Goma Oficina é um coletivo de arquitetos e artistas com ativa participação na vida cultural de São Paulo, atuando desde 2010 em mostras como URBE, Virada Cultural e Bienal de Arquitetura de Veneza. Atualmente, realiza no Centro de Convivência Waly Salomão do Complexo Cultural Funarte SP o Projeto – Maquetes Vkhutemas, uma oficina em que estão sendo produzidas maquetes de monumentos representativos do trabalho das inovadoras escolas de formação artística Vkhutemas, criadas nos primeiros anos do período soviético.
A mostra Kinoglaz, por sua vez, é outro desdobramento da pesquisa do grupo em torno da produção cultural soviética, e recebe também o apoio da Funarte para a viabilização do seu acesso público.
Pátio – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP)
Mostra Kinoglaz
A greve (1924), de Sergei Eisenstein
7 de junho, quinta, às 19h30
Entrada franca
O homem com a câmera na mão (1929), de Dziga Vertov
14 de junho, quinta, às 19h30
Entrada franca
Terra (1930), de AleksandrDovzhenko
21 de junho, quinta, às 19h30
Entrada franca
Rapazes felizes (1943), de Grigory Aleksandrov
5 de julho, quinta, às 19h30
Entrada franca
Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com