Nos dias 15 e 16 de junho, sexta e sábado, às 20h, a Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte SP recebe o show Trio que Chora & Vozes Bugras, reunindo os grupos que dão nome ao espetáculo. A proposta foi contemplada no Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018. Os ingressos têm preços populares.
Tanto o Trio que Chora quanto o grupo Vozes Bugras são formados apenas por mulheres. O espetáculo reunindo os dois conjuntos nasceu do desejo das integrantes de compartilhar suas experiências musicais. O resultado é uma homenagem à música brasileira de raiz, objeto de pesquisa artística comum a ambos os grupos.
O Trio que Chora propõe uma sonoridade pautada na diversidade de estilos e instrumentos percussivos, contemplando obras de autores contemporâneos e consagrados. Composto pelas instrumentistas Marta Ozzetti (flauta), Rosana Bergamasco (violão sete cordas) e Cássia Maria (percussão), o trio cria arranjos que somam à tradicional formação de flauta, violão e pandeiro diversos instrumentos de percussão, como o cajon, o xequerê, o caxixi, o agogô e a zabumba. Sua pesquisa envolve diversos ritmos brasileiros e seu repertório inclui compositores como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Paulinho da Viola, José Miguel Wisnik, Rosana Bergamasco e Dante Ozzetti. Lançou em 2012 o seu primeiro CD, ‘Setembro’, e está em fase de preparação do segundo disco.
Já o grupo Vozes Bugras realiza uma pesquisa de repertório sobre as matrizes indígena, africana e europeia da música brasileira. Estão em seu horizonte os cantos indígenas, danças e ritmos afro-brasileiros, pastoris e folias de reis, entre outros. É composto por Anunciação Rosa (voz, violão e percussão), Anabel Andrés (voz, violão e percussão), Cássia Maria (voz e percussão), Célia Gomes (contação de histórias e percussão), Lucimara Bispo (voz e percussão), Tiane Tessaroto (voz e percussão) e Ully Costa (voz, violão e percussão). No show, são apresentados trabalhos dos dois CDs já lançados, ‘Vozes Bugras’ e ‘Folia’, e também do novo trabalho, ‘Irovin’.
Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018
Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP)
Show: Trio que Chora e Vozes Bugras
Dias 15 e 16 de junho. Sexta e sábado, às 20h.
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: livre
Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo)
funartesp@gmail.com