Sala Guiomar Novaes recebe show ‘Elas cantam Milton’

'Elas cantam Milton'. Foto: divulgação.

No dia 25 de agosto, sábado, às 20h, a sala Guiomar Novaes recebe o show Elas Cantam Milton, uma homenagem ao compositor Milton Nascimento. As canções são interpretadas por oito cantoras: Susie Mathias, Regina Cell, Cristina Pini, Rosangela Alves, Helen Torres, Vera Campano, Aline Alves e Deise Capelozza. A direção musical é de Bráu Mendonça. O espetáculo celebra diferentes períodos da carreira de Milton, como compositor e intérprete. As cantoras apresentam, entre outras obras: Travessia; Cais; Bola de meia, bola de gude; e Fé cega, faca amolada.

Sobre as artistas

Susie Mathias: cantora e compositora, iniciou sua carreira em bailes da saudade e bares diversos. Participou de festivais no interior de São Paulo e de Minas Gerais, entre eles o Festival de Música da Primavera (Femp), em São José do Rio Pardo (SP), e o Festival de Música de Muzambinho (MG). Iniciou suas pesquisas na área de história da música brasileira em 1990. Dirigiu e apresentou o show Erudito Popular, em que misturava música clássica com MPB. Participou da formação do Grupo Carapanã, com um repertório composto essencialmente por músicas paraenses. Para esse projeto, estudou o carimbó no Pará, onde teve contato com artistas e vivenciou a cultura local. Na Bahia, teve contato com o ritmo e o canto da capoeira e, no Maranhão, aprendeu cantos e danças do estado. Foi integrante, por onze anos, do Mawaca, grupo de sete cantoras e pesquisadoras de world music, dirigido por Magda Pucci. Era vocalista do grupo Joanette deu no pé, dirigido por André Abujamra, quando conheceu o compositor Oswhaldo Rosa, que se tornaria seu parceiro em várias músicas do CD Canção das Moças (Gravadora Paulus 2006) e do show Samba de Fino Traço.

Cristina Pini: cantora e compositora paulistana, iniciou sua carreira como contralto em diversos corais e grupos vocais, entre eles o coral da Unifesp e o grupo vocal Cauim. Em sua carreira solo, fez shows em teatros, bares de MPB, projetos culturais do Metrô e saraus, apresentando um repertório predominante de sambas, MPB e composições próprias. Participou do projeto cultural Delas, peça teatral que esteve em temporada no teatro Viga, em 2013, e no Mube, em 2014. Atualmente canta no grupo de samba Escambau e no Coral da Casa das Rosas.

Regina Cell: começou a cantar ainda criança, em programas de calouros infantis no início dos anos 1980. Apresenta-se em bares e fez shows no Sesc, Parque Villa Lobos, FMU, Club Hotel Cambridge, Casa de Cultura Salvador Ligabue, Largo da Matriz (no aniversário de 433 anos da Freguesia do Ó) e Céu Cantos do Amanhecer (no aniversário da Cooperifa). Já interpretou Rita Lee e Milton Nascimento. É intérprete de uma canção em homenagem a Marielle Franco, muito difundida nas redes sociais.

Rosangela Alves: cantora, pianista e professora de música. Com mais de 30 anos de carreira, participou de diversos eventos como cantora ou instrumentista. Atualmente participa do grupo Roda Viva, que apresenta o projeto Meu Festival dos Festivais. É cantora no show Minas em Canto e produtora artística do primeiro show da série Toca do Autor, na Funarte. Também é produtora artística do show Elas Cantam Milton. Apresenta-se em bares e eventos ao lado do músico Bráu Mendonça.

Vera Campano: estudou técnica vocal e canto popular durante quatro anos com Rosangela Alves e Cauê Ferreira. Cursou teoria musical na escola Show Maior em 2008 e 2009. Gravou três projetos no estúdio PauloB: MPB (2005), Músicas internacionais (2007) e Bossa Nova (2015). Apresentou-se nos shows Vera e Mauro Bonagura, no Tom Jazz, Entre Amigos e Viva o Rock Brasil, com participação do músico e produtor Tarica e direção de Bráu. Participou do show Meu Festival dos Festivais, em 2016, sob direção musical de Bráu Mendonça. Em fevereiro de 2018, apresentou-se em Elas Cantam Milton. Interpreta diversos compositores do cenário independente, em saraus e bares de São Paulo.

Aline Alves: paulistana, começou a estudar música aos 10 anos, formando-se em teclado. Mas percebeu que precisava ir além do instrumento e dar voz à música negra, brasileira e internacional. Foi quando passou a dedicar-se ao canto. Atualmente participa de encontros musicais, canta em bares, igrejas e eventos sociais. Foi vocalista da banda São Malagueta, gravou coros para discos de samba e, como intérprete, gravou o single Apelo, composto por Sandra Regina Alves e inscrito no Festival de Música de Santa Bárbara D’Oeste. Participou do show Meu Festival dos Festivais, sob a direção musical de Bráu Mendonça. Seu trabalho é influenciado por cantoras de jazz, samba e MPB.

Helen Torres: cantora e intérprete, iniciou a carreira em festivais estudantis de música, realizados pelo colégio Paulo Egydio na década de 1970. Integrou o Grupo Chero da Poesia e fez parte do coral regido pelo maestro Diogo Pacheco, na Faculdade FIAM/FMU. Participou do CD As Marés, de Paulo Barroso, e foi artista convidada no show de lançamento da obra. Interpretou as canções Porto solidão e Escrito nas Estrelas no espetáculo Meu Festival dos Festivais, sob direção de Bráu Mendonça. Foi uma das intérpretes no primeiro show Elas Cantam Milton, realizado em fevereiro de 2018. Apresenta-se em bares e saraus da cidade de São Paulo e continua atuando como vocalista do grupo Chero da Poesia. É uma das organizadoras do Sarau da Maria.

Deise Capellozza: passou a infância em um ambiente musical. Na adolescência, um encontro com os artistas da Vila Maria estimulou-a a fazer teatro e a cantar. Nos anos 1980, participou dos CDs independentes de Lé Dantas & Cordeiro, Paulo Barroso e Pedro Lua. Em 2012, reencontrou os amigos da Vila Maria a partir do lançamento do projeto As Marés, de Paulo Barroso, em que interpretou três canções. Contribuiu para a criação do Sarau da Maria e participou de outros saraus da cidade. Foi convidada a interpretar canções de artistas como Arnaldo Afonso, Helio Braz, José Carlos Guerreiro, Jhose Cordeirovich, João Marques, Luis Afonso, Luis Ge e Rogerio Duran. No final de 2017, lançou o show Que maneira de amar, interpretando canções de artistas renomados e de compositores alternativos. Atualmente apresenta-se em algumas casas de show da cidade de São Paulo. Foi uma das intérpretes da primeira edição do show Elas Cantam Milton, em fevereiro de 2018.

Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP)

Show: Elas cantam Milton
Dia 25 de agosto. Sábado, às 20h.
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada: R$ 15) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 120 minutos. Classificação indicativa: livre.

Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo)
funartesp@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *