Jornada do Patrimônio e estreia de dança são destaques no fim de semana da Funarte SP

Espetáculo 'O Homem na Prancha'. Foto: Thiago Sabino.

Neste final de semana o Complexo Cultural Funarte SP e o Teatro de Arena Eugênio Kusnet participam da Jornada do Patrimônio 2018. Os espaços recebem visitas guiadas no sábado e no domingo, às 11h e às 15h. Além disso, a Sala Guiomar Novaes recebe uma série de palestras. A programação completa está no site: http://www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/2018/

Outro destaque da programação é a estreia, na sexta, às 19h, do espetáculo de dança O Homem na Prancha, na Sala Renée Gumiel. O solo do diretor, bailarino e coreógrafo Edson Beserra tem como fontes de inspiração a pintura de William Turner e o conto O Horla, de Guy de Maupassant. A curta temporada completa-se no sábado, também às 19h, e no domingo, às 18h. Os ingressos têm preços populares.

Na Sala Carlos Miranda, também no Complexo, segue a temporada do espetáculo teatral Sete gatos pardos no telhado da casa amarela volta aos palcos do Complexo Cultural Funarte SP.  Em uma combinação de gêneros, como o drama jovem, a comédia e o musical, o autor e diretor Marcos Lopes busca enaltecer a amizade, além de tocar em temas como o suicídio, a inveja, o abuso sexual, a culpa e, sobretudo, o amor.O espetáculo, que já esteve em cartaz no espaço em 2017, é apresentado na Sala Carlos Miranda até 26 de agosto, sábados, às 21h, e domingos, às 19h30. Os ingressos têm preços populares.

Nas galerias do Complexo Cultural Funarte SP, continuam abertas as duas primeiras exposições em São Paulo selecionadas pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais. Locus, na galeria Flávio de Carvalho, é uma síntese da produção plástica de Adriana Maciel nos últimos dez anos. Foram selecionadas 25 obras desenvolvidas durante esse período: 13 telas da série Com-partimentos, 10 objetos pictóricos das séries NúcleosRotor, e mais duas instalações: Trajetória e Órbitas. Já Iminência de Tragédia, na galeria Mario Schenberg, reúne trabalhos das artistas Denise Alves-Rodrigues, Fabiana Faleiros, Marta Penner, Marina Zilbersztejn, Noara Quintana e Potira Maia, e tem como elemento norteador as respostas plásticas que elas dão aos conflitos enfrentados em seu cotidiano. As duas exposições, com entrada franca, ficam em cartaz até 24 de setembro.

No Teatro de Arena Eugênio Kusnet, prossegue a nova temporada do espetáculo Normalopatas – Um manifesto pornochanchesco e sombrio para o Brasil de um futuro possível, com a Cia. Àtropical. O grupo, que se apresentou no Teatro de Arena Eugênio Kusnet em 2017, fica em cartaz no mesmo espaço até 2 de setembro, sábados, às 21h, e domingos, às 18h. Com dramaturgia e direção de Dan Nakagawa, o texto é baseado nas pesquisas de Christian Dunker sobre o zumbi: a figura simbólica do morto-vivo, “um indivíduo que é marginalizado pela sociedade e não sabe como lidar com seus sentimentos negativos”, segundo o psicanalista. O espetáculo propõe uma reflexão sobre a sociedade “normalopata”, ou seja, tolerante com o próprio sofrimento e com o dos outros. A montagem tangencia, ainda, questões de gênero e de sexualidade, como a violência sofrida cotidianamente por membros da comunidade LGBT.

No andar superior do teatro, o público pode ver a mostra Contadores de Mentira – 23 anos do outro lado da linha. O espaço está aberto para visitação de 20 de junho a 22 de agosto de 2018, de terça a domingo, das 13h às 19h.

Jornada do Patrimônio

Complexo Cultural Funarte SP e Teatro de Arena Eugênio Kusnet: visitas guiadas e palestras

Espetáculo de dança

Sala Renée Gumiel: O Homem na Prancha

Espetáculos teatrais
Teatro de Arena Eugênio Kusnet: Normalopatas
Sala Carlos Miranda: Sete gatos pardos no telhado da casa amarela

Exposições
Teatro de Arena Eugênio Kusnet: Contadores de Mentira – 23 anos do outro lado da linha
Galeria Flávio de Carvalho: Locus
Galeria Mario Schenberg: Iminência de tragédia

Mais informações:

(11) 3662-5177

funartesp@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *