Lançamento do livro ‘Respeitável Público… O Circo em Cena’, de Erminia Silva e Luís Alberto de Abreu

Livro_Respeitável Público...O Circo em Cena

Erminia Silva, Luís Alberto de Abreu e a Funarte convidam para o lançamento do livro Respeitável Público… O Circo em Cena. O evento acontecerá no dia 26 de março, sexta-feira, às 18h, no Sesc Sorocaba (Avenida Washington Luiz, 446 – Jardim Emília – Sorocaba – SP).

A semana escolhida é especial. No dia 27 de março comemora-se o dia do circo, instituído em homenagem ao palhaço Piolim, nascido nesta data, em 1897. Abelardo Pinto, seu nome de registro, foi grande representante do meio circense, destacando-se pela grande criatividade cômica e habilidade como ginasta e equilibrista. O palhaço foi homenageado como o maior artista popular brasileiro por Tarsila do Amaral e Mario de Andrade, na Semana de Arte Moderna. Como parte das comemorações, o Sesc Sorocaba preparou uma programação especial voltada ao universo do circo, com espetáculos, oficina e o lançamento do livro.

A publicação, editada pela Funarte, apresenta uma análise dos contextos históricos, cênicos, artísticos e sociais presentes nos bastidores do picadeiro.

Escrito originalmente como uma dissertação de mestrado, o livro pode ser considerado um dos trabalhos mais completos sobre o tema, oferecendo uma base para a compreensão das transformações sofridas pelo circo brasileiro. A obra oferece também detalhes do modo de vida de algumas tradicionais famílias circenses, iconografias, desenhos e glossário de termos.

Os escritores

Erminia Silva

Integrante da quarta geração de circenses no Brasil, em vez de tornar-se artista, cursou história. Há mais de vinte anos é pesquisadora, consultora de artistas e profissionais no campo das atividades circenses e atualmente é professora de história do circo na Escola Nacional do Circo, no Rio de Janeiro. Em 2007, publicou o livro Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil.

Luís Alberto de Abreu

Autor de quase sessenta peças, dentre as quais quinze abordam a temática do teatro popular. Seu primeiro texto no circuito profissional foi para o Grupo de Teatro Mambembe. Com a Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes (SP), participou de projetos de comédias destinados a um circuito de trabalhadores e sindicatos, mas que encontrou nos teatros comerciais ampla receptividade. Há mais de dez anos é “dramaturgo residente” da Fraternal Companhia e do Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte.

Mais informações:

Sesc Sorocaba – Avenida Washington Luiz, 446 – Jardim Emília – Sorocaba – SP
Telefone: (15) 3332-9933
http://www.sescsp.org.br/sesc/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *