Programa ‘Música nas Américas’ traz obras de compositores do México, Chile, Costa Rica, Colômbia e Peru

A próxima edição do programa Música nas Américas, nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, às 22h, homenageia os compositores Juan Andrés Vergara, do México, Eduardo Cáceres, do Chile, Alejandro Cardona, da Costa Rica, German Toro Perez, da Colômbia e Daniel Cueto, do Peru. Produzida pela Funarte e transmitida pela Rádio MEC FM RJ, a série é gravada no estúdio da Coordenação de Difusão e Pesquisa — Codip, que faz parte do Centro de Programas Integrados — Cepin.

O programa Música nas Américas é transmitido, em tempo real, no site da Empresa Brasil de Comunicação — EBC. O conteúdo dos programas também pode ser acessado no Portal da Funarte, em: https://sistema.funarte.gov.br/noticias-antigas/musica-nas-americas

Segundo o apresentador, maestro e também coordenador de Música de Concerto da Funarte, José Schiller, o repertório da 18ª edição é inspirado em ritmos característicos, obras tratadas por abordagens técnicas e combinações sonoras diferentes, e outras que se baseiam em conceitos lúdicos traduzidos em soluções formais.

Na concepção do quarteto de cordas 3 DOKU, o compositor mexicano Juan Andrés Vergara se baseou na organização numérica de uma versão tridimensional do jogo conhecido como Sudoku. O desafio de preencher cada campo sem repetir números, ao mesmo tempo em que o conjunto vizinho tem que, justamente, repetir o número do campo da face vizinha, cria uma série lógica. Cada algarismo indica o intervalo entre as notas ou a quantidade de sons a ser tocada em determinado espaço de tempo. O resultado é instigante, a partir de um conceito caracteristicamente contemporâneo.

Eduardo Cáceres, compositor, professor, e também diretor do Festival de Música Contemporânea e de grupos instrumentais, é um dos nomes mais presentes no cenário musical do Chile. O autor tem uma obra eclética, domina as possibilidades expressivas de instrumentos acústicos e de recursos eletroacústicos, em favor de sua linguagem musical. Em Metalmambo, o músico desdobra e explora elementos característicos deste ritmo popular em um tratamento eletroacústico provocador, mas que oferece ao ouvinte um fator de identidade ao reconhecer as referências que estão no imaginário e na cultura musical do país.

Da Costa Rica, o representante dessa edição é o compositor Alejandro Cardona. O músico tem uma produção variada e sua música combina o imaginário caribenho com um domínio da linguagem musical de concerto que resulta em obras expressivas e consistentes. A obra Son Mestizo II é uma versão orquestral de uma composição dele, original para dois violões, e faz parte da trilogia orquestral que tem Arena Americana, Son Mestizo I e Son Mestizo II, que será executada no programa.

Já o colombiano German Toro Perez, radicado na Alemanha, incorporou sonoridades e recursos de instrumentos de diferentes culturas aos tradicionais da música de concerto. Sempre em busca da expressividade. Uma das peças que ilustram esta inquietação é Zheng Sextet, que combina flauta, clarone, duas violas, violoncelo e um instrumento chinês chamado zheng. Para fechar o programa, uma peça para quinteto de sopros, do colombiano Daniel Cueto, chamada Puma. Ele se inspirou em características do puma — força, habilidade e predileção pela solidão. E, ainda, na importância simbólica deste felino, que era venerado pelos povos incas e moches.

Série Música nas Américas

Programa nº 18 – Dia: 4/10/2018

3 DOKU,  de Juan Andrés Vergara (México)
06’56

Execução
Cuarteto Latinoamericano

Metalmambo, de Eduardo Cáceres (Chile)
05’19

Execução
Eletroacústica

Son Mestizo II, de Alejandro Cardona (Costa Rica)
11’18

Execução
Orquestra Sinfônica da Costa Rica
Eddie Mora – regência

Zheng Sextet, de German Toro Perez (Colômbia)
09’24

Execução
Music Lab

Puma, de Daniel Cueto (Peru)
08’12

Execução
Confluentes Ensemble (quinteto de sopros)

Patricia Ruiz – flauta
Lourdes Higes – oboé
Miguel Dopazo – clarinete
Jacopo Cristiani – fagote
Héctor Salgueiro – trompa

Sobre a série

O programa recebe convidados e apresenta obras de compositores das três Américas, além de  gravações exclusivas de música latino-americana. Tem as seguintes linhas de pauta: entrevistas, repertório e intérpretes.

José Schiller dedica-se à pesquisa da música de concerto, especialmente a latino-americana, há vários anos. Dirigiu e roteirizou séries radiofônicas de música por 35 anos na TVE / TV Brasil, e na MEC-FM.

Uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Empresa Brasil de Comunicação – EBC, abriu espaço para que alguns programas da Fundação sejam apresentados nas rádios do sistema EBC e concertos da rádio se realizem em espaços da instituição.

A série Música nas Américas é gravada no estúdio da Coordenação de Difusão e Pesquisa — Codip, que faz parte do Centro de Programas Integrados — Cepin, da Fundação Nacional de Artes. Segundo José Schiller, em função de agenda, instrumentos necessários ou instalações, eventualmente, as gravações podem ser realizadas em outros espaços.

O acervo dos programas anteriores pode ser acessado no portal da Funarte, em: https://sistema.funarte.gov.br/noticias-antigas/musica-nas-americas/

Rádio MEC – FM (RJ) – 99,3
O programa é acessível via internet, no site da emissora: http://radios.ebc.com.br/mecfmrio

Realização: MEC FM – RJ e Fundação Nacional de Artes – Funarte
A MEC é uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Mais informações
musicanasamericas@gmail.com