Funarte apoia o 4º Vivadança Festival Internacional (BA)

Tadashi Endo - Foto Adalberto Lima
Programação inclui atrações internacionais e espetáculos gratuitos para estudantes da rede pública

O Vivadança Festival Internacional recebe artistas e grupos de vários estados brasileiros, da Espanha e do Japão, de 1º a 30 de abril, em Salvador, no Teatro Vila Velha e no Passeio Público. A quarta edição do evento tem patrocínio da Petrobras, da Caixa e do Governo da Bahia, e apoio financeiro da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Dos passos do samba de raiz à coreografia oriental, os múltiplos estilos estão presentes nos espetáculos de dança e música, oficinas, conversas com o público, e nas exposições de artes visuais e vídeo.

Na programação, o espetáculo Ikiru, do japonês Tadashi Endo, faz uma homenagem à coreógrafa alemã Pina Bausch, um dos mais importantes nomes da dança contemporânea, falecida em junho de 2009. Diretor do MAMU Butoh Center e do MAMU Butoh Festival, na Alemanha, Endo participou do filme Hanami – Cerejeiras em Flor, indicado para o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Outra atração internacional é a Compañia Provisional Danza, fundada e dirigida há 22 anos pela espanhola Carmem Werner, vencedora do Prêmio Nacional de Dança da Espanha, em 2007. A coreógrafa, que já visitou mais de 30 países com a companhia, apresenta dois espetáculos do seu repertório.

Esta edição do Festival traz novidades, como o lançamento do 1° Prêmio Vivadança, que estimula as novas coreografias, a pesquisa e a produção de espetáculos baianos inéditos. Outra inovação é o Misturando a Dança, um conjunto de oficinas de intercâmbio entre artistas locais e visitantes. O Vivadança também consolida ações consagradas, com a mostra Casa Aberta e a Batalha de Break/Evolução Hip-hop. O objetivo do Festival é demonstrar a relevância da dança e a sua diversidade. Voltado para a democratização do acesso à arte e para a formação de plateia, o evento promove a articulação com organizações comunitárias, artistas de periferias e com a rede escolar. No dia 29 (Dia Internacional da Dança) e 30 de abril, haverá espetáculos gratuitos para a rede pública de ensino.

4ºVivadança Festival Internacional
Salvador (BA)
De 1o a 30 de abril, terça-feira a domingo
Realização: Teatro Vila Velha e Núcleo Viladança
Produção: Baobá Produções Artísticas.
Direção geral e curadoria: Cristina Castro

Locais

  • Teatro Vila Velha
    Endereço: Av. Sete de Setembro, s/no, Passeio Público – Campo Grande
  • Passeio Público Ciranda café, cultura & artes
    Endereço: Rua Fonte do Boi, 131 – Rio Vermelho – Campo Grande
  • Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha
    Endereço: Rua Chile – Centro

Patrocínio
Petrobras; Caixa – Governo Federal (através do Edital de Festivais de Dança e Teatro), Fundo de Cultura do Estado da Bahia / Secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia – Governo do Estado da Bahia

Parceiros Institucionais
Fundação Nacional de Artes (Funarte) – Ministério da Cultura; Embaixada da Espanha; Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID); Instituto Cervantes; Secretaria Especial de Direitos Humanos – Governo Federal; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI); CMA Hip-hop

Veja a programação completa e mais informações

Saiba mais em Festival Viva Dança

E-mail: nucleoviladanca@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *