MG: Martin Muniagurria participa de projeto contemplado pelo Iberescena

Folheto

Contemplado pelo Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena), representado no Brasil pela Funarte, o programa Zona de Vulnerabilidade recebe o artista argentino Martin Muniagurria, no Centro Cultural Vila Santa Rita, em Belo Horizonte (MG), para a residência artística A Marginalidade, de 17 a 31 de outubro.

As inscrições foram antecipadas, mas a atividade é aberta ao público, gratuitamente, de segunda a sexta, das 14 às 17h – no sábado dia 27, será das 9 às 13h.

A proposta da residência é orientar os alunos a criar materiais de audiovisual de curta duração, em videodança, videopoesia, ou outros diferentes recursos, para incluir em apresentação ao vivo para o público. Os trabalhos são criados a partir de um laboratório interdisciplinar de improvisação, “tendo como recurso poético e universo criativo o conceito de ‘êxodo’” – segundo Muniagurria, uma metáfora de “libertação/revolução”, de um movimento de “migração de paradigma frente à marginalidade”.

O artista tem formação no campo do movimento, em várias áreas de pesquisa: expressão corporal (Universidade Nacional das Artes – ARG), contato de improvisação, biodança, capoeira, acrobacia, circo e massagem tailandesa; além de outras disciplinas artísticas, como poesia, escultura, música, desenho e teatro. Seu foco de interesse tem sido sempre explorar e mesclar diferentes linguagens, encontrar áreas de contato e possíveis diálogos entre elas – principalmente provocando a interlocução de bailarinos e músicos.

A Marginalidade é a terceira das quatro ações previstas noa Residência Zona de Vulnerabilidade, realizado pela Fundação Municipal de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte. O Centro Cultural Vila Santa Rita pertence à FMC.

Sobre o programa

Residência Artística Zona de Vulnerabilidade foi contemplado pelo fundo Iberescena. O objetivo da residência é o desenvolvimento de atividades artísticas sistemáticas, na área de artes cênicas/dança, no Centro Cultural Vila Santa Rita (CCVSR).

A chamada pública, disponível abaixo, previu a seleção de quatro propostas de artistas da área de dança, ou artes “interdisciplinares” (também chamadas de “integradas”), dos países ibero-americanos que integrem o Iberescena, para atuarem como orientadores residentes do programa. Eles inscreveram propostas de pesquisa e investigação artística para a realização da residência. Esta é destinada a outros criadores e estudantes de dança locais (selecionados conforme enfoques preestabelecidos).

O objetivo da Residência é estimular o desenvolvimento artístico dos artistas e estudantes do local, promovendo um diálogo entre eles e criadores internacionais. A proposta fundamental é a produção de trabalhos experimentais, durante o segundo semestre de 2018, culminando com ações na XII Semana da Dança.

Sobre o Iberescena

O Iberescena é composto por 13 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai; pela Secretaria Geral Ibero-americana (Segib); e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). A missão do fundo é promover o circo, a dança e o teatro ibero-americanos, através do incentivo a contatos e trocas de informações, conhecimentos e experiências entre os países-membros.

Os quatro períodos do Zona de Vulnerabilidade

Em 2018, o programa é dividido nos seguintes períodos:
1 – Zona de Vulnerabilidade: o Risco, de 20 de agosto a 3 de setembro; 2 – Zona de Vulnerabilidade: a Fragilidade, de 13 a 27 de setembro; 3 – Zona de Vulnerabilidade: a Marginalidade, de 17 a 31 de outubro; 4 – Zona de Vulnerabilidade: Territorialidade, de 5 a 19 de novembro.

Além do calendário acima, os projetos contemplados incluem o período de 20 a 24 de novembro, para participarem da XII Semana da Dança.

A convocatória

Os requisitos para a candidatura foram: Ser criador de dança com atuação profissional nos países ibero americanos, e ter, no mínimo, duas obras dirigidas e apresentadas; residir em um dos países integrantes do Iberescena; ter interesse em colaboração artística; aceitar as condições da convocatória na sua totalidade; ter passaporte válido e com vencimento após o término da residência.

O programa oferece aos participantes: sala de ensaios, consultoria de produção e organização de apresentações informais públicas; passagens aéreas da cidade da capital do país de origem a Belo Horizonte; hospedagem durante o período; transporte urbano desse local até o espaço da ação; e alimentação durante o período.

Residência Artística Zona de Vulnerabilidade – Período 3: A Marginalidade
Orientador: Martin Muniagurria (Argentina)

De 17 a 31 de outubro de 2018
Centro Cultural Vila Santa Rita (CCVSR) – Fundação Municipal de Cultura (FMC) – Prefeitura de Belo Horizonte
Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita – Barreiro – Belo Horizonte (MG) Tels.: (31) 3277 1519 – (31) 3277 1534

Realização: (FMC) – Prefeitura de Belo Horizonte
Programa contemplado pelo Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena) – Representado no Brasil pela Fundação Nacional de Artes – Funarte

Acesse a chamada pública aqui

Leia mais sobre o fundo Iberescena aqui

Contato aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *