Jovem Carlos Drummond de Andrade é tema de montagem no Glauce Rocha

Esqu.: www.carlosdrummond.com. Dir.: Conceição Rios - divulg.

De 14 de novembro a 13 de dezembro, às quartas e quintas-feiras, às 19h, o Teatro Glauce Rocha – espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte, no Centro do Rio de Janeiro – realiza temporada com a atriz Conceição Rios, no espetáculo Terceiro Dia. Ele retrata os tempos em que o jovem Carlos Drummond de Andrade estudava num colégio interno e de lá foi expulso, por discutir com um professor.

A comédia dramática solo constrói uma narrativa, através da coletânea de 35 poemas do autor, elaborada a a partir da sensibilidade da atriz e do diretor, Marco Azevedo. A montagem relata a trajetória de Drummond, desde o momento em que saiu de casa, em Itabira (MG), para um internato em Nova Friburgo (RJ), passando pelo desentendimento que teve com seu professor de português, por “insubordinação mental”, até o retorno do poeta.

A transferência para o tradicional colégio interno foi imposta em 1918 ao jovem Drummond, então com 14 anos, por seus severos e endinheirados pais. Ele ficou no internato por dois anos. A peça revela a solidão do rapazote, sua sensação de perda e a saudade de sua casa – principalmente da mãe. O texto mostra o tempo todo os sentimento do estudante – no trem, nos dormitórios, aulas e nas várias situações daquele período. Nele, o escritor descobre seu interesse pelos livros; conhece sua primeira paixão; encontra escape dos desgostos na poesia; e nela desabafa todas as suas dores, dúvidas e descobertas.

Para compor Terceiro Dia, Conceição Rios fez uma pesquisa detalhada sobre a obra de Drummond. Ela diz que encontrou no “lado b” do poeta um roteiro em fragmentos desses dois anos tão importantes na vida dele. Juntamente com o diretor, aprofundou-se no mundo de angústias e questionamentos típicos da adolescência. Comentam que o resultado poderia ser só um recital, mas acabou por tornar-se uma obra teatral,com linguagem jovem.

Terceiro Dia
Comédia dramática

De 14 de novembro a 13 de dezembro
Quartas e quintas-feiras às 19h

Texto: Carlos Drummond de Andrade
Direção de Márcio Azevedo
Com: Conceição Rios

Teatro Glauce Rocha
Avenida Rio Branco, 179 – Centro
Tel: (21) 2220 0259
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte

Ingressos: R$ 40. Meia-entrada: R$ 20 (na bilheteria ou na internet)
Classificação etária: livre (recomendado a partir dos 10 anos)
Duração 55 minutos

Contatos – Produção: adrigusmao.producao@gmail.com