Referência nacional e internacional no ensino da arte circense, a Escola Nacional de Circo, vinculada à Fundação Nacional de Artes – Funarte, realiza, nos dias 11 e 12 de dezembro, no Rio de Janeiro, o IV Seminário Desafios e Perspectivas para Formação nas Artes do Circo. A abertura oficial do evento será no dia 11, às 13h30. A programação é aberta ao público.
As mesas de debate contam com a participação de pesquisadores, professores e alunos da Escola Nacional de Circo e de outros países, como Canadá, França e Estados Unidos. Entre os temas que serão abordados estão: Pesquisa em Circo; Nutrição e Circo; Pedagogia e direção artística para o circo.
O seminário tem como objetivo aprofundar o debate sobre o panorama da produção e formação artística circense. Nesta quarta edição, a pedido dos jovens artistas em formação, as discussões deverão ser voltadas à inovação nas artes do circo. A programação será composta por colóquios (parte teórica) e workshops e apresentações artísticas (dimensão prática), dividindo-se em sete enfoques: vocabulário corporal, criação da cena, elementos cênicos, dança no Circo, segurança no Circo, pedagogia circense, pesquisa e inovação no Circo.
A dimensão teórica visa dar ferramentas aos jovens artistas para que desenvolvam um pensamento crítico sobre a inovação nos processos criativos circenses e os aspectos técnicos que compõem a criação no Circo. Por outro lado, a dimensão prática tem por objetivo o compartilhamento de métodos e ferramentas de criação circense, considerando as interdisciplinaridades e diferentes propostas estéticas.
Sobre a Escola Nacional de Circo
A Escola Nacional de Circo – ENC é a única escola pública da área de circo da América do Sul. Em 2015, seu Curso Técnico em Arte Circense foi reconhecido pelo Ministério da Educação através da Resolução nº 11, de 2 de abril de 2015, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com o qual a Funarte firmou parceria.
Dois anos depois, em maio de 2017, a ENC formou 53 alunos na primeira turma do curso. Esses profissionais, hoje, estão distribuídos pela cadeia produtiva do circo: criação, circulação, ensino e pesquisa, no Brasil e no exterior. Nesses dois últimos anos, a ENC também desenvolveu projetos voltados para residências artísticas, criação de espetáculos, participação em seminários com instituições públicas e privadas no Brasil e exterior, possibilitando desta forma a criação de novas janelas de experimentação para seus alunos.
A seguir, a programação do seminário:
IV Seminário Desafios e Perspectivas para Formação nas Artes do Circo
11 e 12 de dezembro de 2018
Evento aberto ao público
Programação
11 de dezembro
Abertura Oficial (13h30 – 14h)
Representante Funarte (a confirmar); Representante ENC (Carlos Vianna); Representante IFRJ (a confirmar); Representante ENC Montreal (Patrice Aubertin)
Intervalo (14h – 14h30min): Apresentação Artística
Mesa redonda 1 (14h30min – 16h30min): Pesquisa em Circo
Patrice Aubertin, diretor, National Circus School, Montreal – Canadá
Marion Cossin, doutorando da Universidade de Montreal – Canadá
Marco Bortoleto, pesquisador associado CRITAC, Unicamp – Brasil
Alain Alberganti, doutor em Estética, Universidade Paris 8 – França/ENC – Brasil
Apresentação Artística 16h30min
12 de dezembro – Colóquio
Mesa redonda 2 (13h – 14h): Nutrição e Circo
Geneviève St-Martin, CEGEP de Maisonneuve – Canadá
Maria Luisa Bellotto, Unicamp / FISEX – Brasil
Intervalo (14h – 14h30min): Apresentação Artística
Mesa redonda 3 (14h30min – 15h30min): Pedagogia e direção artística para o circo
Alisan Funk, doutorando Universidade McGill, CRITAC / YACO – Canadá/EUA
Jesse Dryden, National Circus School, Montreal – Canadá/EUA
Paulo Mantuano, professor de Pesquisa Circense – ENC – Brasil
Conferência de Encerramento (15h30 – 16h30): Dramaturgia e Circo
Patrick Leroux, pesquisador associado CRITAC, Universidade Concordia, Montreal – Canadá
Apresentação Artística – 16h30min
Obs.: Haverá uma Oficina de Clown com o artista Jesse Dryden, voltada exclusivamente para os alunos da ENC, das 10h às 12h, nos dias 11 e 12 de dezembro.