O espetáculo Eia estreia na Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte, na próxima quinta-feira, dia 29 de novembro, às 20h. A montagem foi criada pelos formandos do Curso Técnico em Teatro 2018, da Universidade Federal de Minas Gerais, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O espetáculo fica em cartaz até o dia 16 de dezembro, com apresentações de quinta-feira a domingo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria com até 1h de antecedência.
Eia é construída a partir de histórias aparentemente desconexas, mas permeadas de pensamento crítico e metáforas sobre a realidade. A personagem central é representada por uma andarilha que percorre cenas fragmentadas e descreve vidas marcadas pela fome, pelo racismo, machismo e alienação. Corpos subjugados que revelam um ser humano em busca de novas reflexões para velhos caminhos. Como um sonho, o espetáculo de formatura do Teatro Universitário da UFMG revela momentos atemporais e sobrepostos da realidade humana.
Eia teve como base da criação coletiva as obras Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo; O Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus; e Pra frente o Pior, de Samuel Beckett, entre outras. E a trilha sonora reúne músicas compostas pelos próprios alunos e que têm o feminino como fio condutor.
A direção é assinada por Mônica Tavares, mestre em Artes Cênicas e professora substituta do Teatro Universitário (T.U.). Camila Jorge, preparadora vocal, é a diretora musical. Os figurinos são do designer e ex-aluno do T.U., Edsel Duarte, em parceria com outros formandos.
A cenografia foi coordenada pelos professores Tereza Bruzzi do Teatro Universitário, e pelo professor Cristiano Cezarino, da Escola de Arquitetura, por meio da disciplina Formação Transversal em Culturas em Movimento, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. A ação contou com a participação de alunos de diversas áreas da universidade.
Serviço:
Eia – Espetáculo de formatura dos alunos do Curso Técnico em Teatro, do Teatro Universitário da UFMG
Temporada: de 29 de novembro a 16 de dezembro
Dias e horário: quinta-feira a domingo, às 20h
Entrada gratuita
Duração: 1h20
Classificação indicativa: 16 anos
Ficha técnica:
Criação coletiva
Direção: Mônica Tavares
Obras de dramaturgia:
Andarilha, de Laís Bastos Valadares
Nascer dói – composição a partir dos textos de Adriana Caetano, Daniele Fernandes, Guilherme Luz, Igor Viana, Juliana Cavalli, Laís Bastos Valadares e Tatiana Mota produzidos na Oficina Teatro para bebês, com Fernanda Cabral.
O bar, de Igor Viana
Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus (adaptação com trechos)
Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo (adaptação com trechos)
Pra Frente o Pior, de Samuel Beckett (adaptação com trechos)
Elenco: Adriana Caetano, Ana Elisa Gonçalves , Carol Garafini, Cleiciane Mendes, Daniele Fernandes, Erick Garcia, Guilherme Luz, Igor Viana, Juliana Cavalli, Laís Azzi Cioletti, Laís Bastos Valadares, Matheus Ayram, Raissa Cristina, Raul Garcia, e Tatiana Silva Mota.
Assistência de cenas: Fabrício Trindade
Direção musical e preparação vocal: Camila Jorge
Composição musical: Pedro Ramalho e Camila Jorge
Percussão: Pedro Ramalho
Participação musical: Matheus Ayram (Didjeridu)
Músicas: A banca do Distinto (Billy Blanco), Canto de eia (Cleiciane Mendes e Ayram), Porto (Dorival Caymmi) e Raia d’água (Adriana Caetano).
Preparação corporal: Maria Clara Lemos, Hewrison Ken (monitor) e Mônica Tavares
Cenografia e objetos da cena:
Coordenação: Cristiano Cezarino e Tereza Bruzzi
Assistência: Laysla Araújo, Maria Laura de Vilhena
Equipe: Alexandre Policarpo, Arthur dos Santos, Edsel Duarte, Carol Garafini, Giovanna Camisassa, Maria Cecília Rocha, Maria Julia Rocha, Nina Lavezzo, Rafael Soares e Raissa Cristina
Produção: Cenotecnia Artes Cênicas
Criação e desenho de luz: Eliezer Sampaio e Ismael Soares
Operação de luz e som: Diego Poça e Edsel Duarte
Figurinos, adereços e caracterização cênica:
Coordenação e figurinista: Edsel Duarte
Costureira Marcela Talita
Equipe de figurinos e adereços: Adriana Caetano, Ana Elisa Gonçalves, Alisson Oliveira, Camila Silva, Gracielle Prado, Raissa Cristina
Equipe de caracterização cênica: Alisson Oliveira, Camila Silva, Rafael Soares, Raissa Cristina Trançadeira e Célia Dreads
Produção:
Coordenação: Jefferson Góes e Maria Clara Lemos
Assessoria de produção executiva: Tereza Bruzzi
Assessoria de produção técnica: Eliezer Sampaio
Equipe: Adriana Caetano, Cleiciane Mendes, Daniele Fernandes, Erick Garcia, Laís Azzi Cioletti, Lucas Prado e Lúcia Aparecida
Comunicação:
Coordenação: Jefferson Góes
Assessoria de imprensa: Juliana Ferreira
Equipe: Gabriela Freitas, Juliana Cavalli e Marina Barros
Fotografia: NAUM e Ariane Lazário
Registro audiovisual: NAUM e Gabriel Beltrão
Videomaker: Gabriel Beltrão
Direção de arte gráfica: Renata Ferreira, Mônica Tavares, Ana Elisa Gonçalves e Edsel Duarte
Projeto gráfico: Renata Ferreira
Ilustração: Ana Elisa Gonçalves
Intérprete de libras: Dinalva Andrade
Revisão de textos: Alex Teixeira
Fotos: Ariane Lazário / T.U. (produção e memória)
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro
Belo Horizonte (MG)
Tel.: (21) 3213- 3084